Patchwork para iniciantes - parte II: a tentação do mundo dos tecidos!

terça-feira, 27 de outubro de 2009


Ainda na onda do "será que dou pra coisa?", penso que chegou a hora de falar sobre a matéria prima da arte de cortar e unir retalhos. Se você é daquelas que se encanta com cores e estampas variadas, que ama entrar num armarinho e se sente totalmente enloquecida (entenda-se aqui: "empolgada e com vontade de levar um pedacinho de cada um") diante de uma prateleira repleta de peças de tecidos... Informo que esses são os primeiros sinais e sintomas de quem está prestes a se embrenhar pelo universo do patchwork. Não se preocupe, o Ministério da Saúde não faz nenhuma advertência, hehehe. Pode avisar para o pessoal de casa que você está ótima e ninguém precisa ficar com receio ao vê-la toda compenetrada "picando" paninhos! Se houve alguma identificação com qualquer coisa que falei até agora, sugiro que leia também aqui, aqui e aqui.

Os tecidos mais indicados para o patchwork são os de composição 100% algodão. Nada impede que você use tecidos mistos, que são mais baratos, porém a principal diferença é o toque: os de puro algodão tem uma textura bem mais agradável. Além disso, os tecidos de algodão podem ser vincados com mais facilidade e isso ajuda muito na hora de costurá-los.

É indicado que os tecidos sejam molhados antes do uso, para evitar que encolham ou soltem tinta após o trabalho concluído. Basta deixá-los de molho em água por uns 20 minutos. Separe por cor: branco, mais clarinhos e os escuros. Isso ajuda a identificar qual está soltando tinta. Caso isso ocorra, coloque-o de molho novamente em água com um pouco de sal até que pare de corar a água. Repita esse processo algumas vezes até a água ficar incolor. Se perceber que a tinta não pára de sair, é melhor deixar esse tecido de lado ou então utilizá-lo apenas com outros tons escuros.






Depois de molhados, torcer levemente e estender no varal à sombra. Como deixo para molhar vários paninhos de uma só vez, retiro o excesso de água e coloco no fundo do tambor da máquina de lavar para centrifugar. Saem bem levinhos e secam num instante.




Aí é só passar, dobrar e guardar. Quando você já tiver uma quantidade maior, vale a pena separá-los por cor em caixas de papel ou plástico. Fica mais organizado e bem fácil de achar o que se quer na hora de selecionar as cores para um trabalho.
Pode ter certeza de uma coisa: você vai virar uma colecionadora de paninhos! Sempre vai ter uma estampinha nova para completar sua composição. Garanto que é uma delícia!

Beijinhos e inté.



6 comentários:

Maria Filomena disse...

Márcia, eu tenho todos esses sintomas....
e estou tentando fazer trabalhos em patchwork....
Tenho pedaços de tecidos do Brasil e cá de Portugal....
Agora estou a começar um sampler de um site francês....
se quiser conhecer, passe no meu blog....
e neste verão molhei todos os meus tecidos, passei e guardei em caixas de tênis que os meus sobrinhos compraram cá em Portugal quando vieram do Brasil em visita...Como as caixas são grandes, aproveitei para guardar os meus retalhos...
abraços e sucesso...
da maria Filomena

Luciana F. Damiano disse...

Rss, acho que quando a pessoa começa a comprar paninhos e usar e se desfazer, deve dar uma loucura de paninhos acabando e querer mesmo estampas novas e lindas...eu que não faço patchwork fico babando nas lojas de tecido...
Então Márcia, eu corto as estrelinhas à mão, não tenho aquela maquininha maneira de cortar feltro...
Beijos, boas costuras e boa semana!!!

Regina disse...

Oi Marcia tenho muita vontade de entrar nesse mundo mas me falta tempo e um espaço adequado. Mas cnfesso que os paninhos já tenho vários!eheh Bjsss

Nilda Biagio disse...

Olá Marcia
Obrigada pela visita tão simpática!
Amiguinha,clique sobre as fotos e elas se abrem bem grande...experimente...qualquer dúvida volte a falar comigo!!
Bj
Nilda

Unknown disse...

Vc tem toda razão Marcia.
Eu tbm achei meio sem gracinha.
Eu sou uma blogueira lilás,não tem jeito.
Beijos e obrigada por suas palavras de carinho comigo.

ELENA disse...

Olá Marcia ,obrigada pela visita e pelo carinho ,o seu blog está cada vez mais bonito e interessante , parabêns!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blender DMP

Retornar ao TOPO