Xale flores secas

terça-feira, 28 de junho de 2011



Tenho o maior orgulho de poder "criar" certas peças de tricô ou crochê. Adoro me empolgar com  um certo fio e ver minha mente imaginado que ele ficaria ótimo numa peça "assim ou assada". Fico ansiosa para pegar minhas agulhas e começar a por em prática a minha ideia. Aí vem um momento crucial no qual a empolgação segue adiante ou (o que não é nada incomum, hehehe) mudo totalmente de planos e vou para outro lado completamente diverso. Por isso quando me perguntam o que estou fazendo ainda no começo da peça, costumo dizer "ainda não sei, acho que é isso"... Meu interlocutor me olha meio desconfiado, com aquela cara de quem acha que estou escondendo o jogo, mas não é nada disso! Na verdade, é por que a coisa pode mudar radicalmente a qualquer momento. Cheguei a começar um colete que acabou virando uma gola, rsrsrrs. Alguns entendidos no assunto podem dizer que o nome dessa maluquice é PROCESSO CRIATIVO. Será? Pois se é assim, digo que adoro inventar umas coisinhas. Ah, isso me motiva muito. Sou uma pessoa que tem a plena consciência de que se tivesse que fazer coisas iguais sob encomenda ou então se tivesse que fazer várias vezes o mesmo trabalho, ficaria totalmente entediada. Posso dizer que 90% do que você vê aqui no Tricô&Afins é criação minha. É lógico que a criação vem a partir do que a gente sabe e do que a gente vê ao nosso redor. É muito dificil a gente criar algo do nada. Por isso gosto de ver muuuita coisa por aí, seja em outros blogs, seja em revistas de moda ou em sites gringos. Qualquer hora conto  mais sobre como a minha insanidade criatividade aparece e se processa. Quem sabe um dia consigo fotografar as etapas de criação de um tricozito meu. Quem sabe....

Por hoje mostro um trabalho já concluído e que passou por um longo processo de execução. Cheguei a mostrar um pedacinho dele aqui. Viu como já faz tempo que estou "reinando" nesse projeto? Pois é,  só agora a coisa fluiu e apresento esse meu xale prontinho e que, modéstia a parte, ficou D I V I N O!!!! É claro que estou aguardando a confirmação de vocês, né?

A ideia inicial foi a de fazer uma base bem simples, telada, para receber apliques de flores e folhas em cores outonais, lembrando folhagens secas. Escolhi uma cor bem neutra que casasse perfeitamente com os tons mais queimados. Selecionei um cáqui da lã Sedificada/Pingouin e mandei brasa em crochetar um retângulo de aproximadamente 0,60m de largura por 1,70m de comprimento. Fiz o trabalho no sentido do comprimento, olha só aí embaixo:



Ou seja, fiz uma correntinha inicial do tamanho do comprimento (que no meu caso foi de  1,70m). Próximas carreiras: dez pontos altos de borda em ambas as pontas e no meio, cinco correntinhas, 1 ponto alto, cinco correntinhas, 1 ponto alto... até completar a lagura total (60cm). Veja o detalhe de uma das pontas:


Usei 3 novelos de Sedificada para atingir a largura de 60cm. É claro que você pode fazer da largura que desejar. Se quizer mais largo, vai precisar de 4 novelos. Se desejar mais estreito, usará 2 novelos, ok?

Agora o tchan dessa peça ficou por conta das flores. Minhas queridas leitoras, não façam biquinho, mas não vou postar a receita de nenhuma delas, tá? Deixo a ideia para vocês também exercitarem a criatividade e usarem os modelos que souberem. Façam flores de tamanhos e cores variadas e apliquem em uma ou em ambas as pontas. Eu preferi aplicar apenas em um dos lados. Fica a criatério de cada uma. Vejam os detalhes:


Aproveitei diversas sobras de fios e consegui esse jardim aí de baixo.


Completei o arranjo com folhinhas e penduricalhos.


Ai que belezura!


Olha algumas bem de pertinho...






Ficou ou não ficou LINDÃO????
E bom frio para todas... Oba! Vamos usar nossas produções!!!!!!!!!!!!

Beijokas.


26 comentários:

claudet disse...

Oi Márcia bom dia. Me chamou a atenção a alegria e o entusiasmo que vc cria suas peças e ainda passa as receitas. Venho te agradecer por ter pessoas como vc que não são egoístas e compartilham conosco. Parabéns ficou show esta peça. bjs e continue sendo esta pessoa maravilhosa e de coração aberto. Claudet

Esther disse...

Ficou lindo mesmo! E' uma peca com um toque tao pessoal que se torna unica, parabens!

Nelma Santos disse...

olá Marcia não ficou só lindão , ficou MARAVILHOSO ,amei d+, parabéns pela criatividade seus trabalhos realmente são inspiradores.Sucesso pra você Deus á abençoe,uma abraço nelma santos.

disse...

Arrasou! Uma peça única. Imagino essa ponta florida jogada sobre os ombros... enfeita qualquer produção!

bjinhos

Anônimo disse...

Priminha...
tudo o que voce faz fica lindo, mas esse arrasou!!!
Maravilhoso!!!
Parabéns!!
Bjs Elaine

Marico disse...

Realmente estamos muito sintonizadas. rs
A sua peça está maravilhosa, admiro muito a sua criatividade. Parabéns!

bjs

ANGELA ARTESANATO disse...

ELE NÃO FICOU LINDO, FICOU LINDISSIMOOOOO . PARABÉNS OS SEUS TRABALHOS SAO MARAVILHOSOS, ESTA É A PRIMEIRA VEZ QUE ESTOU VISITANDO O SEU BLOG, E CONFESSO QUE FIQUEI ENCANTADA. JÁ ESTOU TE COLOCANDO NA MINHA LISTA DE BLOGS. QUANDO POSSIVEL DE UMA OLHADINHA NO MEU BLOG TAMBEM ELE É NOVINHO ACABEI DE CRIAR.

http://artesanatoangel.blogspot.com

Doloresjo disse...

Amiga que lindo!!!


beijos Dolores

Anônimo disse...

Márcia, ficou maravilhoso,já fiz algumas peças que você ensinou.
Parabéns.
Beijos..Dezirê

Unknown disse...

Oi Márcia!!!
Parabéns pela criatividade. O xale ficou muito bonito. Esta com certeza é uma de suas melhores criações.

Beijos
Camila.

Arlene disse...

Oi Marcia
Parabéns de novo. Mais uma vez alegrou nossos dias. Suas peças são muito legais e fáceis de fazer, pra gente que ainda é uma aprendiz ajuda muito a nos exercitar.
Bjs

Lcurzi Arte feita por mim disse...

Parabéns Márcia! Acompanho seus trabalhos e todas as suas receitas que tive a oportunidade de fazer são maravilhosas! Bom dia, bjs,
Lygia Curzi

Valéria Fashion disse...

Oi Márcia1
Ficou linda mesmo. Entendo bem o seu processo criativo. Comigo acontece o mesmo. Fico olhando as lãs e imaginando o que vou fazer, o cérebro fica borbulhando.Começo uma coisa que acaba virando outra. Bjs e parabéns.

Teresa Agrello disse...

Adorei... dicou lindo!
Aliás tudo que você faz fica lindo!
Quanto ao seu processo de criação, comigo também acontece o mesmo... começo fazendo uma coisa e no desenrolar do novelo vira outra, rsrs
bjins e tudo de bom

(P.S.: Se este comentário aparecer duas vezes pode apagar, pois deu uma "zica" na hora de comentar e não sei se foi duplicado)

Laély disse...

Oi, Márcia!
Você, tão jovem, e fazendo tricôs tão lindos! Parabéns!
Quanto ao seu comentário lá no blog, colocou muito bem!
A gente tem de ficar esperto pra não não dispersar, no meio dessa multidão, de gente e de demandas.
Participar é importante, mas nem sempre é preciso levantar bandeiras publicamente, para definir a própria posição( embora, às vezes isso seja necessário).
Na hora do oba-oba é fácil seguir a multidão. Difícil é manter-se leal aos ideais, quando estes não agradam à maioria.
Abraço!

Anônimo disse...

Oi!!!
Realmente está muito lindo!!!
suas ideias são ótimas
um abraço
Vera

Sandrika disse...

Olá Márcia vim conhecer seus trabalhos. Que maravilha!!!! Parabéns!!! Voce é uma artista!!!
Bjos.
Sua seguidora Sandra

Márcia LP disse...

Meninas, muito obrigada por todos esses elogios. Eles alimentam meu ego e estimulam minha criatividade. Pois é uma delícia fazer coisas novas e vir aqui mostrar para vocês.
Beijos a todas.

Márcia LP disse...

Laély,
é uma honra ver você por aqui! Seja muito bem vinda. Beijos.

Anônimo disse...

Passei para conhecer teu trabalho e já estou seguindo, parabéns tudo muito lindo. Eu sei fazer tricê mas só o básico, heheh tenha um ótimo final de semana, abração Nivia.

Anônimo disse...

Oi passei para avisar que tem selo no meu blog para você, abração Nivia

Simone disse...

Marcia... ficou MA RA VI LHO SO... vc realmente tem muita criatividade, e faz peças lindíssimas.. Parabéns... vc mereçe os aplausos de pé.
Bjão da Simone

Márcia LP disse...

Simone, muito brigadinha pelo seu comentário carinhoso e elogios. Beijokas e volte sempre!!!

Glauci disse...

Márcia, estou encantada com tanta coisa linda, realmente sua criatividade é fantastica...parabens!!
Minha filha achou seu blog e amou o xale de flores secas, e pediu pra fazer um igual pra ela...
Estou seguindo vc.
Bj

Edilene disse...

Você é o máximo,ler vc me lembra Machado de Assis,que está sempre interagindo com o leitor.E não precisa modéstia,seus trabalhos são lindos e cheios de glamour,e esse xale realmente ficou "divino"!!!Obrigado por compartilhar suas preciosas receitas conosco.

Ana disse...

Um show de charme beleza facilidade e economia .... Amei !!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blender DMP

Retornar ao TOPO