Xale Snow Marrom

segunda-feira, 21 de junho de 2010


Essa é uma das peças que eu fiz esse ano e que mais gostei. É um xale muito fácil de fazer e que, modéstia a parte, ficou ma-ra-vi-lho-so!!! A maior parte da beleza do modelo ficou por conta da lã escolhida, a Snow da Qualifios, que é macia, delicada e ao mesmo tempo super quentinha. E o mais legal: não dá trabalho nenhum para tricotar. Completei o visual acrescentando franjas com fitinhas de cetim e grandes pérolas marrons. Amigas iniciantes: podem se aventurar nesse tricozito que o sucesso é garantido! Bastam dois novelos da Snow, agulhas número 8, dois metros de fitinha bem fininha e 20 big pérolas. A peça toda é feita em ponto tricô, direito e avesso.

Aqui está a receita:

Coloque 8 pontos e faça a primeira carreira normalmente. Na segunda carreira e em todas as pares (do avesso) faça todos os pontos e antes do último ponto faça 1 aumento. Marque bem esse lado, pois será desse lado que o seu xale vai "crescer". Fazer isso até o final do primeiro novelo. Será que deu para entender?
Recapitulando:
carreiras ímpares ou do direito do trabalho = trabalhar normalmente
carreiras pares ou do avesso do trabalho = fazer 1 aumento antes do último ponto

Detalhe importante: como o trabalho tem algumas franjas nas duas pontas, antes de terminar o primeiro novelo, lembre-se de separar 6 fios de 30cm para colocá-las depois.

Esse aumento pode ser feito de várias maneiras, apenas não faça laçada simples para não ficar buraquinhos. Detalhe: fazer o aumento antes do último ponto permite que a borda do seu xale fique bem linear, sem aqueles degrauzinhos.

Um esqueminha para facilitar:




Depois de acabar o primeiro novelo, chegou a hora de fazer o caminho de volta, ou seja, fazer as diminuições. Imende o fio e no mesmo local onde você estava aumentando 1 ponto, passe a fazer dois pontos juntos em tricô, ou seja, nas carreiras pares faça 2jt antes do último ponto. Seu trabalho vai começar a diminuir. Faça isso até ficar com 8 pontos. Arremate.

Acabamentos: distribua as franjas de lã que você separou nas duas pontas com 8 pontos. Em cada ponta, também coloque duas franjas de fitinha de cetim com as pérolas amarradinhas.

Espero que tenham gostado dessa receita, ou melhor, que tenham entendido tudinho. Qualquer dúvida é só falar.



Para ver uma variação desse modelo, que fiz no ano passado, clique AQUI.
Beijokas e bom inverno para todas!

PS: Na última vez que encontrei com a Vitória Quintal, em março desse ano, mostrei esse modelo para ela e para sua assistente, a Clô. Elas adoraram o trabalho e reproduziram a receita com as devidas adaptações para um fio da Cisne. Está na revista número 6, lançada na Mega Artesanal 2010.


14 comentários:

Paty disse...

Olá Márcia, lindo demais da conta, parabéns vc sempre arrasa com esses seus modelitos.

Maria Salomé disse...

Querida,

Conheci teu blog hoje, que maravilha!!!
Sou principiante em tricô e fiquei maravilhada com muita coisa linda de teu cantinho, já estou te seguindo para não te perder de vista.
Parabéns pelo teu blog.
Beijos carinhosos
Salomé

disse...

Perfeita sua explicação! e lindoesse lencinho, adorei:)
bjinhos

Judy disse...

Ahhh.... Eu estou adorando estas receitas chiques (e tão bem cuidadas!) que andas fazendo!
Adorei a cor, obrigada!
Bj

Deborah Eller Rocha e Costa disse...

Olá...
Parabéns pela beleza do seu espaço!!
Já estou te seguindo... aproveite pra me fazer uma visitinha também!!
http://fazendoartecomdeborah.blogspot.com

Bjim.
Deborah Rocha Oh
dcerocha@gmail.com

Nile e Richard disse...

Oi Márcia.
Está linda.Obrigado pela receita.
bjtos.Nile.

ELENA disse...

Olá Márcia!
Muito elegante este lenço!
Parabêns!!

Unknown disse...

adorei este xale
tenho uma lã marrom maravilhosa esperando para ser tricotada e acho que vou fazer deste modelo
obrigada por disponibilizar o esquema

bj

ciclamen artes e mimos disse...

Oi Mácia1
Parabéns pelos seus trabalhos e blog,está td muito lindo.
E vc também é muito bonita,esse xale está muito bonito e essa lã deve ser bem macia.
Gostei muito de te conhecer.
Deus te abençoe
bjs
Silvia Regina

Unknown disse...

oi adorei o xale snow,mas fui fazer com a linha italia e usei o novelo todo,dai vi que ficou grande,queria te perguntar, essa lã snow ela tem quantas gramas?, pois a lã que usei tem 100gramas,é com 1oogr mesmo que usa para fazer o xale? ,espero por sua resposta,e olhe eu amei seu blog,esta tudo lindo,parabéns... bjs

Iaia disse...

Olá Márcia, visitei seu blog, parabéns lindos trabalho,gostei muito como vc explica bem as receitas.Anotei a receita do Xale SnowMarrom, pergunto e por favor me responda através do meu email,sou manequim 48, esta receita servirá ou como aumentar os pontos.Meu email:soniabruno.iaia@gmail.com Um beijnho e aguardo sua resposta.

Oh! Rô disse...

Olá!
Descobri vc. por acaso, procurando receitas de fios que comprei por achá-los maravilhosos, mas e as idéias?.... milhoes delas, mas com a pobreza de 01 ou 2 novelos e a pressa, ah! danadinha nossa pressa!comecei fuçando e vim parar aqui! Que Marravilha! Vc explica muitissimo bem e as ideias são boas e rapidas o que é ainda melhor... sou meio parecida enquanto não acabo um cachecol não durmo KKKKK!e as agulhas grossas são minha inseparáveis cias..
Comecei dando presentes e não é que comecei a ter encomndas e nem sei tricotar direito,pontos trabalhosos nem pensar, em razão da PRESSA!
bjcariocas
Ro

Tricô e crochê Artes Belas disse...

Olá Márcia , estou adorando seu blog pois tem muitas idéias lindas.Há pouco tempo criei meu blog http://tricoc.blogspot.com.br/ e como meus trabalhos são simples , procuro mais idéias .Adorei tudo que você faz e estou tentando fazer o ponto do xale Snow.Quando ficar pronto vou postar com o devido crédito para você.Parabéns pelos trabalhos.

Adriane disse...

Oi Marcia!

Acabei de fazer um chale graças à sua receita e seu esqueminha.
Deu super certo! Obrigada por compartilhar!

Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blender DMP

Retornar ao TOPO