Pelerine ou capinha?

quinta-feira, 29 de julho de 2010


Gosto de dar nomes às minha peças, para ficar mais fácil de organizá-las aqui no blog, meu arquivo aberto de receitas. Só que às vezes pinta aquela dúvida... é isso ou aquilo? Vixe! As peças tricotadas podem ter nomes totalmente diferentes para a mesma coisa ou não.

Então, o que é uma pelerine para você?

Eu comecei a usar esse termo há pouco tempo. Antes só falava capinha mesmo. Pelerine é uma apresentação mais "chic" do que simplestmente capinha, que remete a outros tipos de capa, como de botijão por exemplo, hehehe.
Pesquisando um pouquinho sobre o assunto, encontrei uma definição no dicionário Houaiss, disponibilizado no site da Uol:

PELERINE
■ substantivo feminino
Rubrica: vestuário.
1 tipo de capa ('manto') comprida, ger. godê e com aberturas para os braços
2 pequeno manto que cobre apenas a parte superior do corpo; romeira
Etimologia
fr. pèlerine (1765) 'fichu de tecido leve usado para encobrir o decote dos vestidos'; (1806) 'gola feminina que cobre apenas os ombros e o peito'; (1846) 'mantô com capuz e sem mangas, usado por homens ou meninos'; (1851) 'gola removível usada por homens e mulheres', de orig.duv. (do it., do ingl. ou do próprio fr.)

Como dá para ver, a origem do nome é duvidosa e descreve peças que podem ser bem diferentes: manto, capa ou gola. E também com ou sem abertura para os braços. E mais, podendo ser usada por mulheres ou homens... Ops! Acho que nunca vi um homem com um acessório desse tipo, nem nos filmes...

Eu costumo usar esse nome de acordo com a segunda definição, ou seja, "pequeno manto que cobre apenas a parte superior do corpo". E também como "gola feminina que cobre apenas os ombros e o peito". Portanto, se eu me fixar nessas definições, essa peça que mostro hoje, devido ao seu comprimento, ou seja, cobre mais que a parte superior do corpo, chegando até linha do quadril, está mais para uma capa do que para uma pelerine. E é assim que vou chamá-la, de capinha mesmo e pronto! Devido a sua cor será a CAPINHA MAGENTA! Pronto, já está batizada e amém! Agora vou mostrar os detalhes da dita cuja.

Tricotei em duas etapas, primeiro a parte do corpo e depois a da gola.


Vejam como ela ficou bem comprida. Essa abertura pode ser usada bem centralizada ou então como está aí na foto, mais de ladinho.


Detalhe da união das duas partes, corpo e gola.



Aqui está o esquema da parte do corpo. Usei 4 novelos de 100 gramas da lã Pérola da Pingouin (que eu amo!) nas agulhas 6,5.


Acompanhem comigo: 60 pontos sendo as 20 primeiras carreiras em ponto tricô dos dois lados. Depois passar para o ponto fantasia (que eu chamo de segredo) da seguinte forma: 2 tricôs de borda, *2 juntos em tricô, 1 laçada*, 10 tricôs de borda. Tricotar dessa forma até atingir mais ou menos 1,06m para tamanho P ou 1,13m para tamanho M. Para concluir, fazer 20 carreiras de tricô. Arrematar e reservar. Para a gola: trabalhar 40 pontos em ponto tricô no direito e no avesso por 80cm. Arrematar e costurar as duas pontas para formar um tubo. Costurar o lado de dois pontos de borda da primeira parte em um dos lados da borda do tudo da gola. Está pronta a capinha para chamar de sua!

Como sempre, qualquer dúvida é só falar, ok?

PS: como a fotógrafa aqui sempre deixa algo a desejar... dessa vez foi a dificuldade em manter o tom original da lã. As três primeiras fotos ficaram mais próximas do real. Ja á última ficou completamente diferente.

Beijokas e inté.



26 comentários:

Daiane Daniela disse...

Puxa, vendo essa maravilha, o nome pouco importa! Amei tudo, o ponto, o fio, a cor, tá lindo!
Parabéns!!!
beijo

Nadir Souza disse...

Olá Márcia

Parabéns pelo blog e pelo bom astral que sem dúvida contagia e encanta.

Seus trabalhos são lindos de muito bom gosto.

Adicionei seu blog nos meus favoritos, virei sempre te visitar.

Abraços

Rosana Torres disse...

Marcia ...é lindoooooo, era rssa receita que eu estava esperando.
Vou hj mesmo ja na Odinete comprar a linha rsrsrsr

só vc mesmo ..PARABENS

Edite Artesanatos disse...

Marcia que coisa linda adorei o modelo a cor.
Nossa que cor é esta divina,linda mesma.

Parabens.

Um otimo final de semana.

Beijinhos.

Unknown disse...

Oi Márcia. Tricô tambem é cultura! rsrs.
Ficou linda sua "pelerine",rsrs.
A cor é super bonita e com as agulhas mais grossa gostei bastante.
Beijos.

disse...

A capinha ficou super legal, a cor é bárbara e o modelito idem:))
bjinhos

solange disse...

óla marcia são lindo seus trabalhos de trico.
sem dizer que vc é muita generosa pois sempre tem uma receita nova no seu blog.
meus parabens, e que deus te abençoe sempre, continue assim doando seus conhecimento.
bjjSSSS!!!
solange

Mara Silvia disse...

Mais um trabalho seu que me ENCANTOU!
Obrigada por compartilhar suas receitas tão "usáveis" kkkkk
Abraço!

Anônimo disse...

Marcia quero te agradecer porque no seu blog eu tirei varias receitas.
Que deus abencoe suas maos sua inteligencias.
vendi varios modelinhos seus.
obrigada.nilza-mg

Claudia disse...

Ficou linda sua pelerine! e amei a cor!!
beijos

Anônimo disse...

Oi Márcia,

Amei a capinha ficou maravilhosa, a cor é lindae o modelito tbem.
Como td que vc faz é divino e com as receitinhas fica hiper facil fazer, eu mesma já fiz alguns trabalhos com essas suas receitinhas hiper super mega fáceis.
bjão e continue assim fazendo coisas lindas
Aninha

Regina disse...

A capinha ficou linda, a cor é das que mais gosto. obrigada pelas dicas.bjss

Márcia LP disse...

Que legal saber de tudo isso!!!
Que bom que tem gente tricotando bastante, curtindo minhas receitas e ainda mais que isso: ganhando um dinheirinho comercializando o tricô.
Beijos a todas!!!

Consuelo Tricoline disse...

Marcia, seu blog é lindíssimo, tem muitas novidades que eu já copiei algumas. Aprendi muita coisa que não sabia. Você é uma artista. Parabéns!!!

Anônimo disse...

I seldom leave comments on blog, but I have been to this post which was recommended by my friend, lots of valuable details, thanks again.

josi disse...

ola Márcia, gostei muito de seu blog e seus trabalhos são belíssimo, fiquei encanta mesmo foi com esse pelerine esta radiante. beijos

Rommy disse...

Oi Márcia vim conhecer o seu blog, gostei muito!!!!Parabéns suas peças são maravilhosas!!!!Já estou te seguindo!!!
Tenho um blog:rommy-ateliesdasflores.blogspot.com
Aguardo sua visita!!!!
boa semana!!!!
Bjos Rommy

Linhas, lãs, tecidos e afins... disse...

Já faz um tempo que sigo seu blog e adorei a capinha! AMO essa cor de paixão...
Muito obrigada por dividir conosco o PAP dessa peça :)
A quantidade de novelos já conta com uma sobra de fio? Porque sempre tem aquela de comprar 1 novelo a mais do que as receitas pedem, ne?

Abraço :)

Sonja disse...

Olá,Márcia!

Amei o seu blog. Seus trabalhos são lindos! Parabéns pelo talento.
Descobri o seu blosg há 3 dias e já copiei várias receitas.
Parabéns mais uma vez.

Sonja disse...

Olá, Márcia!

Amei o seu blog, descobri há apenas 3 dias e já copiei várias receitas. Todos os trabalhos são lindos! Parabéns pelo talento.

"Sejam bem vindos, meu nome é Márcia disse...

Márcia, suas peças me encantam por serem diferentes...amo peças originais. parabéns... se não se importa vou posta-la em meu blog...claro colocando o endereço do seu para as pessoas conhecerem também. posso? hehehee então me responda tá? bjs bjs

Márcia LP disse...

Prezada Márcia (xarazinha):
Se você gostou do meu modelo, é claro que deixo você postar a foto em seu blog, desde que indique minha autoria e link. Com relação ao texto, prefiro que você não o utilize, quem estiver interessado virá através do link e lerá meu texto em meu blog, ok?
Bom, essas são algumas das regrinhas básicas de quem está neste mundo virtual.
Beijokas.

Anônimo disse...

São lindas suas peças,realmente é difícil entender para qua tantos cachecois.Qd ainda não havia a net eu comprava muitas revistas de artesanato(biscuit +de50)quero sempre fazer tudo mas onde colocar tanta coisa.Um abraço espero que apesar de um só pescoço vc tenha muito espaço ha...ha...

Anônimo disse...

Muito linda como todos seus trabalhos.O xale rose tambem é maravilhoso.Vc tem um talento especial como vc deve ser.Sucesso.Rosângela de BH

Anônimo disse...

Amo seu jeito de partilhar suas receitas sempre com muita alegria e bom humor. Seus trabalhos são maravilhosos, e , com a boa explicação , fáceis de fazer. Espero continuar aproveitando bastante. Beijinhos Terezinha Galli

Anônimo disse...

Oi Márcia!
Que peça liiiinda!!!
E que explicação maravilhosa!
Obrigada por compartilhar!
Já fiz a minha, publiquei no blog (SEM a receita e COM o link para o seu blog e outro para essa postagem) e iria adorar se você desse uma espiadinha!
Beijos e mais uma vez obrigada!
Cris

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blender DMP

Retornar ao TOPO