Ufa! Acabei de chegar da Mega Artesanal...

quinta-feira, 30 de junho de 2011


Olá!!! Tô tão cansadinha.... Acabei de chegar de mais uma Mega Artesanal na minha vida, hehehe. Apesar do jargão "quem já foi em uma já foi em todas" que muita gente costuma usar, voltei para casa com um monte de coisas boas. Perdi o dia exclusivo para os lojistas, que foi na terça, mas em contrapartida, o "vucuvucu" (será que é assim que se escreve?) do terceito dia foi maravilhoso. Veio recheado de surpresas e encontros mais que agradáveis.
Ah, mas não briguem comigo não. As imagens desse dia agitado vem depois, ok? Me aguardem!

Beijokas que eu vou descansar um pouquinho.


Xale flores secas

terça-feira, 28 de junho de 2011



Tenho o maior orgulho de poder "criar" certas peças de tricô ou crochê. Adoro me empolgar com  um certo fio e ver minha mente imaginado que ele ficaria ótimo numa peça "assim ou assada". Fico ansiosa para pegar minhas agulhas e começar a por em prática a minha ideia. Aí vem um momento crucial no qual a empolgação segue adiante ou (o que não é nada incomum, hehehe) mudo totalmente de planos e vou para outro lado completamente diverso. Por isso quando me perguntam o que estou fazendo ainda no começo da peça, costumo dizer "ainda não sei, acho que é isso"... Meu interlocutor me olha meio desconfiado, com aquela cara de quem acha que estou escondendo o jogo, mas não é nada disso! Na verdade, é por que a coisa pode mudar radicalmente a qualquer momento. Cheguei a começar um colete que acabou virando uma gola, rsrsrrs. Alguns entendidos no assunto podem dizer que o nome dessa maluquice é PROCESSO CRIATIVO. Será? Pois se é assim, digo que adoro inventar umas coisinhas. Ah, isso me motiva muito. Sou uma pessoa que tem a plena consciência de que se tivesse que fazer coisas iguais sob encomenda ou então se tivesse que fazer várias vezes o mesmo trabalho, ficaria totalmente entediada. Posso dizer que 90% do que você vê aqui no Tricô&Afins é criação minha. É lógico que a criação vem a partir do que a gente sabe e do que a gente vê ao nosso redor. É muito dificil a gente criar algo do nada. Por isso gosto de ver muuuita coisa por aí, seja em outros blogs, seja em revistas de moda ou em sites gringos. Qualquer hora conto  mais sobre como a minha insanidade criatividade aparece e se processa. Quem sabe um dia consigo fotografar as etapas de criação de um tricozito meu. Quem sabe....

Por hoje mostro um trabalho já concluído e que passou por um longo processo de execução. Cheguei a mostrar um pedacinho dele aqui. Viu como já faz tempo que estou "reinando" nesse projeto? Pois é,  só agora a coisa fluiu e apresento esse meu xale prontinho e que, modéstia a parte, ficou D I V I N O!!!! É claro que estou aguardando a confirmação de vocês, né?

A ideia inicial foi a de fazer uma base bem simples, telada, para receber apliques de flores e folhas em cores outonais, lembrando folhagens secas. Escolhi uma cor bem neutra que casasse perfeitamente com os tons mais queimados. Selecionei um cáqui da lã Sedificada/Pingouin e mandei brasa em crochetar um retângulo de aproximadamente 0,60m de largura por 1,70m de comprimento. Fiz o trabalho no sentido do comprimento, olha só aí embaixo:



Ou seja, fiz uma correntinha inicial do tamanho do comprimento (que no meu caso foi de  1,70m). Próximas carreiras: dez pontos altos de borda em ambas as pontas e no meio, cinco correntinhas, 1 ponto alto, cinco correntinhas, 1 ponto alto... até completar a lagura total (60cm). Veja o detalhe de uma das pontas:


Usei 3 novelos de Sedificada para atingir a largura de 60cm. É claro que você pode fazer da largura que desejar. Se quizer mais largo, vai precisar de 4 novelos. Se desejar mais estreito, usará 2 novelos, ok?

Agora o tchan dessa peça ficou por conta das flores. Minhas queridas leitoras, não façam biquinho, mas não vou postar a receita de nenhuma delas, tá? Deixo a ideia para vocês também exercitarem a criatividade e usarem os modelos que souberem. Façam flores de tamanhos e cores variadas e apliquem em uma ou em ambas as pontas. Eu preferi aplicar apenas em um dos lados. Fica a criatério de cada uma. Vejam os detalhes:


Aproveitei diversas sobras de fios e consegui esse jardim aí de baixo.


Completei o arranjo com folhinhas e penduricalhos.


Ai que belezura!


Olha algumas bem de pertinho...






Ficou ou não ficou LINDÃO????
E bom frio para todas... Oba! Vamos usar nossas produções!!!!!!!!!!!!

Beijokas.


Como arrematar o tricô com fio de bolinhas

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Atendendo a pedidos, tentarei mostrar como arremato meus trabalhos com os fios pompom. Bastante gente já percebeu que se arrematarmos do jeito tradicional (dois juntos, dois juntos, etc) o trabalho fica repuxado no final. Então como fazer para evitar esse problema? Faço de uma forma simples e eficiente, porém vamos ver se consigo passar para vocês. Observem meu breve passo a passo abaixo.





1- Na carreira de arremate, comece fazendo o primeiro ponto normalmente, ou seja, faça 1 tricô.





2- Volte esse primeiro ponto tricotado para a agulha da esquerda.



3- Agora vem o pulo do gato: passe o ponto seguinte por dentro desse ponto já tricotado.


4- Observe o detalhe: o ponto feito passa sobre o ponto seguinte (veja a seta abaixo mostrando esse detalhe). Daí você vai tricotar o ponto que passou por dentro, afinal ele ainda não tinha sido feito, certo? Depois de tricotado, repita novamente o procedimento, ou seja, volte esse ponto para a agulha da esquerda e passe o ponto seguinte (ainda não tricotado) por dentro do ponto tricotado; tricote o ponto que passou por dentro, volte ele para a agulha da esquerda, faça o ponto seguinte passar por dentro dele... 


5- Faça isso até restar apenas o último ponto da carreira.
 

6- Corte o fio e passe a pontinha por dentro desse último ponto. Pronto! Olhem como o trabalho fica certinho, nenhum pouco repuxado na última carreira.


Ai, ai, ai.... será que deu para entender???

Espero que sim!
Beijokas e bom feriado!!!



Dificuldades em comentar... e o inverno chegou!!!!

terça-feira, 21 de junho de 2011

(Imagem da net - inverno em Monte Verde)

Queridas amigas blogueiras: não estou conseguindo deixar meus comentários em vários blogs que eu amo de paixão. Gente! Eu tô tentando, mas nada de conseguir. Percebi que o principal problema acontece nos blogs em que a página de comentários se abre na página principal. Que coisa mais chata ficar toda envolvida com o post, ir lá na caixa de comentários, escrever um montão de coisa bacana e na hora de publicar..... zica! Isso tem me deixado enlouquecida!!!!!
Tem mais gente com essa dificuldade??? Alguém já sabe como contornar isso???? Help me, please!!!! Já tô até falando inglês de tanta raira, hahahhahahh!!!!

Deixando a bravura um pouco de lado, hoje começa oficialmente o inverno no nosso hemisfério. Amo, amo, amo! Não que eu goste de passar frio, mas é unir a fome com a vontade de comer, ou melhor, unir o pescocito aos trocentos cachecóis e golas que eu tricoto, hehehe. Tem coisa melhor que poder usar com todo gosto e estilo aquelas peças que saem das queridas agulhonas??? Tem não! Só pode melhorar um pouquinho mais se for para sair por aí e ainda curtir um passeio junto com a família, com o maridão.... Ah! Coisa boa!!!!
Se você comercializa suas peças: seja sua maior propaganda! Saia sempre que puder bem bonitona e desfilando com seus modelitos. É o melhor jeito de divulgar suas peças, pode ter certeza!!! Então, aproveite o clima e se puder passear, melhor ainda! Que tal se empolgar com a imagem acima e ir passar um final de semana agradável em Monte Verde-MG???  Conhece essa linda cidadela localizada no alto da Serra da Mantiqueira? Clique aqui e saiba mais sobre esse gostoso destino de inverno.

Boa estação a todos. Beijokas e até mais ver!!!!


Recadinho particular:
.
.
Carla Stu!!!!!!!! Mude seus coments para janela pop-ups, pelamodedeus!!!!!!!! Tô loquinha para conversar com você!!!!


Festival de golas

terça-feira, 14 de junho de 2011

Mais um post no atacado, hehehe. Gostei da ideia de mostrar várias peças de uma só vez. Afinal é dessa forma que estou tricotando:muitos projetos nas agulhonas. Vez por outra, tenho uma finalização coletiva que me rende vários modelitos quase que ao mesmo tempo. Então, é dessa forma compulsiva que também vou mostrar aqui.
Na pequena coleção de hoje, você vai ver várias golinhas fáceis de fazer, com fios bem variados e que basicamente seguem o mesmo esquema de execução: todas são feitas a partir de um retângulo. O que muda é o jeito de usar e, lógico, o resultado final devido à diferença dos fios empregados. Vamos lá? A receita de cada peça está abaixo da foto apresentada.

Essa primeira, com três botões, foi feita no esquema da Pelerine já mostrada aqui, aqui e aqui. Como ficou um pouco menor a batizei de Gola Enigma. Veja como as bordas não chegaram a cobrir todo o ombro.




Receita Gola Enigma:
Fio Enigma da Círculo, 1 novelo de 100 gramas
Agulhas número 7
Tricotar 36 pontos em cordões de tricô (ponto tricô no avesso e no direito) até acabar o  novelo.
Medidas aproximadas: 35cm de largura por 70cm de comprimento.
Modo de montar: costurar metade de uma das pontas à lateral oposta. Se for de seu agrado, pregue botões para decorar sobre a costura. Veja no esquema:


A próxima, é essa vermelha cereja, que ficou bem volumosa. Apresento duas formas de usar a mesma peça, apenas mudando o local de abotoar os botões.



Gola Venetto
Lã Venetto Pingouin, 1 novelo de 100 gramas
Agulhas número 10
Tricotar 20 pontos no seguinte esquema: 1t, *2jt, 1laç*, 1t. Traduzindo: 1 tricô de borda no início e no fim da carreira; entre eles fazer sempre a sequência 2 juntos em tricô, 1 laçada. Tecer todo o novelo.
Medidas aproximadas: um retângulo de 25cm de largura por 50cm de comprimento. Pregar 3 botões grandes em uma das pontas. Abotoá-los nos próprios buraquinhos formados pelo ponto do trabalho. Obs: na primeira forma de usar, abotoei apenas 1 botão (o mais central) na ponta oposta. Na segunda, abotoei os três.


Agora é a vez dessas duas golas, a roxa e a cinza, tricotadas com o fio Oslo Pingouin.



Golas Oslo
Fio Oslo Pingouin, 1 novelo de 100 gramas para cada uma
Agulhas número 6
Tricotar apenas 12 pontos em cordões de tricô. Daquela maneira para as bolinhas ficarem alinhadas e bonitas. Veja aqui.
Tecer todo o novelo. Medidas aproximadas: 35cm de largura por 60cm de comprimento. Pregar um ou dois botões bem no canto de uma das pontas. Coloque no pescocito e prenda da maneira desejada.

Não acabou ainda não. Tem mais essa bem delicada e vistosa. O modelo é aquele torcido, um falso Moebbius. Olha só:



Gola Torcida Magnifique
Fio Magnifique Cisne, 1 novelo de 100 gramas
Agulhas número 7
Para fazer essa gola, coloque 30 pontos e trabalhe 1t, 1 laç, 2jt.... Sabe? O mantra do tricô, hehehe. É só fazer essa sequência a vida toda, ou melhor, até acabar o novelo. Arrematar e costurar invertido. Medida aproximada: 30cm de largura por 60cm de comprimento. Já fiz esse modelo com outros fios no ano passado, reveja aqui e aqui.


E para completar a apresentação de hoje, a Gola Exclusiva, que ficou bem volumosa.



Gola Exclusiva
Lã Exclusivo Círculo, 1 novelo de 100 gramas
Agulhas número 16
Colocar 10 pontos e tecer todo o novelo. Medidas aproximadas: 30cm de comprimento por 50 de largura. Pregar dois botões no canto de uma das pontas.


Essa foi a produção de hoje. Gostaram?
Espero que sim!

Beijokas e até breve!


Café com prosa

terça-feira, 7 de junho de 2011



Que bom que você passou por aqui!
Pare um só um pouquinho. Saboreie mesmo que virtualmente um revigorante golinho de café comigo.
Que tal? Podemos falar do clima, do céu azul do outono e do que você faz nesses dias frios...
Podemos falar dos filhos que crescem num piscar de olhos e da vida que cisma em ir adiante numa velocidade cada vez mais rápida...
Podemos também conversar sobre nossas vidas atarefadas, de mulheres que trabalham fora mas que também adoram fazer coisas mais caseiras, como por exemplo um bom tricô... Ah, o tricô.... Esse tema com certeza renderia uma boa troca de receitas e vários suspiros de "Ai que lindo! Também vou tricotar um desse pra mim!!!!"
E por aí nossa conversa transcorreria, bem animada e peculiar como um bom papo entre comadres, onde o assunto é coisa que nunca falta.
Muito bom, né?
.
.
.

Apesar dessa nossa prosa não ser ao vivo e a cores é dessa forma que eu espero que você se sinta quando vem me visitar aqui, no Tricô&Afins: acolhida e feliz!!! Que as minhas receitas e dicas possam fazer você se animar e ficar com aquela vontade de tricotar junto comigo. Que muitas ideias brotem a partir do que você encontrar aqui e que você perceba que também pode tricotar ou fazer o que tiver vontade de fazer. Afinal, tricô não é só coisa de velha e nem daquelas super stars das agulhonas que fazem pontos ultratrabalhados até de olhos fechados. Todo mundo pode! Mesmo com o pouco que se sabe dá para fazer muito! Basta você querer!!!

Beijos e boa semana para todo mundo.



Ps: deixo registrado aqui que, infelizmente, não estou conseguindo deixar comentários em alguns blogs de amigas virtuais que eu prezo muito.... Será que é algum problema com o meu PC???


Cachecol babadinhos de crochê - PAP

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Ah, os fios de babadinho... Começaram a aparecer no ano passado e que loucura lidar com eles. Fizeram sucesso e voltaram com tudo em 2011. De cara a gente acha estranho tricotar com essas rendinhas, mas depois que se pega o jeito dá para encarar. Tenho várias peças que tricotei, mas escolhi essa de crochê para mostrar primeiro pelo seguinte motivo: é muito, mais muito fácil!!!
Quem me ensinou esse modelo foi uma moça muito criativa, a Noemi Fonseca, verdadeira artista das agulhas (para conhecer um pouco do trabalho dela, clique aqui). Esse ano ela começou a trabalhar para a Coats Corrente e veio fazer uma divulgação do seu trabalho aqui na loja. Foi muito legal! Essa peça aí de baixo eu aprendi com ela. A única diferença é que eu fiz com o fio Geniale comum e ela fez com o Geniale Aspecto.





Você vai precisar de 1 novelo de Geniale (modelo e cor a sua escolha), 1 argola plástica ou madeira de mais ou menos 5 cm de diâmetro, agulha de croche 3,0mm e agulha de mão e linha de costura da cor próxima a escolhida.



Para começar, encape a argola com o próprio fio Geniale. Arremate com agulha e linha de costura normal. Reserve.



Comece a fazer ponto correnttinha em um dos lados do fio, que é uma rendinha. Para ficar com um acabamento mais bonito, dobre a ponta da renda e introduza a agulha. Aí já vai contar como a primeira correntinha.



A seguir, vá introduzindo a ponta da agulha sempre uns 2,5cm a frente e faça o ponto. Veja se dá para entender na imagem abaixo.



Siga fazendo dessa forma até atingir a medida 1,10m de comprimento.



Corte o fio e arremate o último ponto com agulha e linha de costura. Prenda na argola. Repita esse procedimento por mais 3 tiras e prenda cada uma delas na mesma argola. Dessa forma, o trabalho pronto vai ser uma argola encapada da qual saem 4 tiras de babadinhos.





Agora uma coisa legal: para vestir a peça introduza os dedos por dentro da argola e puxe apenas um pouco das tiras. Perceba na foto lá de cima que isso dá o efeito de uma flor no cachecol, que pode ser usada centralizada no corpo ou meio de ladinho. Aí é você quem escolhe.



Minhas dicas: esse tipo de trabalho pode ser feito com qualquer fio de babado desde que o mesmo seja mais estreito e com a trama mais fechada. Entre eles: Siena ou Perugia da Pingouin, Sensual Encantador ou Sensual Mágico da Círculo, ou então o Diferenza ou Big Diferenza da Makro Central. Já trabalhei com todos eles e deu certo também. Aguardem que vou fotografar as outras peças e logo logo mostro aqui, ok?
Agora me digam se deu para entender e se gostaram desse modelo.

Beijokas e boa semana.



Demais!!! 25 maneiras diferentes de usar um cachecol ou lenço

sábado, 4 de junho de 2011

Ah, essa eu tinha que compartilhar aqui no Tricô&Afins! Uma verdadeira ninja, bem humorada e bonitinha, ensina  de maneira ágil e eficiente 25 diferentes formas de usar acessórios para esquentar ou apenas embelezar nossos pescocinhos. Mesmo que você não curta usar esse tipo de adereço, vale à pena assistir ao vídeo. Ri muito com as caras e bocas e com as ágeis mãozinhas a fazer movimento precisos para entrelaçar ou dar pequenos nós, hahahhahah!!!! Vídeo simples, mas muito bem feito.
Conheci esse material através da querida Maria Amélia, do Adoro Crochê e Costura. Ela postou lá esses dias e eu pedi para poder postar aqui também. Afinal, saber disso é um verdadeiro complemento ao meus cachecoizitos. Beijos Mamélia!!!!
Espero que também gostem ou pelo menos se divirtam um pouquinho.




Beijokas e bom final de semana para todo mundo!


Meu filho, minha prece...

quinta-feira, 2 de junho de 2011


Meu filho completou 18 anos na semana passada. Nossa, como as crianças crescem rápido! Olho para trás e sinto que tudo passou num piscar de olhos. Vejo as fotos dele pequenininho e me pergunto onde foi parar o meu bebê lindo e bochechudo??!! Tudo está tão diferente daquela época. Os cuidados são outros e as preocupações também, e como! Hoje ele me carrega no colo, tem barbas na cara e chama " ô mãe!" com voz grossa. Ele não precisa tanto de mim como antes, mas adoro quando vem pedir opinião sobre um assunto ou outro.

Quando pequeno, adorava "bater papinho" sobre histórias infantis e sobre coisas da vida, que naquela época giravam em torno do porque o sol se põe e para onde as formigas vão todas em filinha. Hoje nossos assuntos são mais sérios: relacionamentos, amigos, escolha profissional e até temas mais filosóficos, como quem somos e para onde vamos. Gosto muito de ter esses momentos com ele e o mais importante: não só ensino coisas, mas aprendo muito. Como é bom ver o mundo por seus olhos sonhadores e descomplicados. Como é bom sentir aquela energia da juventude, pronta para explodir mesmo que nem sempre seja para o lado mais apropriado. Fico muito feliz em ter um relacionamento tão bom assim com meu filho. Mesmo as nossas discórdias são muito saudáveis. A experiência desse amor infinito e sem medidas calculáveis me tornou uma pessoa muito melhor. Rezo todos os dias para que ele sempre siga pelo caminho do bem e que seja muito feliz!

Ontem mesmo ele me chamou aos berros para eu ver uma coisa que ele tinha achado na net: - "Vem logo mãe, tenho certeza que você vai gostar!!! Vai querer até por no blog!!!!" . Larguei meu tricô, deixei a novela pra lá e fui ver o que era tão importante assim...




Deixei-me deslubrar pela sensibilidade desse grupo de jovens. E pela percepção de meu filho em valorizar isso. Meu coração termina o dia em "Oração", sabendo que a verdadeira sabedoria está em reconhecer a beleza das coisas simples da vida. Como esse momento com meu filho.

Lucas, obrigado por ser meu filho. Te amo!



.
.
.
.
P.S.: Quer saber quem são os meninos do vídeo? Clique aqui.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blender DMP

Retornar ao TOPO