Mais um post no atacado, hehehe. Gostei da ideia de mostrar várias peças de uma só vez. Afinal é dessa forma que estou tricotando:muitos projetos nas agulhonas. Vez por outra, tenho uma finalização coletiva que me rende vários modelitos quase que ao mesmo tempo. Então, é dessa forma compulsiva que também vou mostrar aqui.
Na pequena coleção de hoje, você vai ver várias golinhas fáceis de fazer, com fios bem variados e que basicamente seguem o mesmo esquema de execução: todas são feitas a partir de um retângulo. O que muda é o jeito de usar e, lógico, o resultado final devido à diferença dos fios empregados. Vamos lá? A receita de cada peça está abaixo da foto apresentada.
Essa primeira, com três botões, foi feita no esquema da Pelerine já mostrada
aqui,
aqui e
aqui. Como ficou um pouco menor a batizei de Gola Enigma. Veja como as bordas não chegaram a cobrir todo o ombro.
Receita Gola Enigma:
Fio Enigma da Círculo, 1 novelo de 100 gramas
Agulhas número 7
Tricotar 36 pontos em cordões de tricô (ponto tricô no avesso e no direito) até acabar o novelo.
Medidas aproximadas: 35cm de largura por 70cm de comprimento.
Modo de montar: costurar metade de uma das pontas à lateral oposta. Se for de seu agrado, pregue botões para decorar sobre a costura. Veja no esquema:
A próxima, é essa vermelha cereja, que ficou bem volumosa. Apresento duas formas de usar a mesma peça, apenas mudando o local de abotoar os botões.
Gola Venetto
Lã Venetto Pingouin, 1 novelo de 100 gramas
Agulhas número 10
Tricotar 20 pontos no seguinte esquema: 1t, *2jt, 1laç*, 1t. Traduzindo: 1 tricô de borda no início e no fim da carreira; entre eles fazer sempre a sequência 2 juntos em tricô, 1 laçada. Tecer todo o novelo.
Medidas aproximadas: um retângulo de 25cm de largura por 50cm de comprimento. Pregar 3 botões grandes em uma das pontas. Abotoá-los nos próprios buraquinhos formados pelo ponto do trabalho. Obs: na primeira forma de usar, abotoei apenas 1 botão (o mais central) na ponta oposta. Na segunda, abotoei os três.
Agora é a vez dessas duas golas, a roxa e a cinza, tricotadas com o fio Oslo Pingouin.
Golas Oslo
Fio Oslo Pingouin, 1 novelo de 100 gramas para cada uma
Agulhas número 6
Tricotar apenas 12 pontos em cordões de tricô. Daquela maneira para as bolinhas ficarem alinhadas e bonitas. Veja
aqui.
Tecer todo o novelo. Medidas aproximadas: 35cm de largura por 60cm de comprimento. Pregar um ou dois botões bem no canto de uma das pontas. Coloque no pescocito e prenda da maneira desejada.
Não acabou ainda não. Tem mais essa bem delicada e vistosa. O modelo é aquele torcido, um falso Moebbius. Olha só:
Gola Torcida Magnifique
Fio Magnifique Cisne, 1 novelo de 100 gramas
Agulhas número 7
Para fazer essa gola, coloque 30 pontos e trabalhe 1t, 1 laç, 2jt.... Sabe? O mantra do tricô, hehehe. É só fazer essa sequência a vida toda, ou melhor, até acabar o novelo. Arrematar e costurar invertido. Medida aproximada: 30cm de largura por 60cm de comprimento. Já fiz esse modelo com outros fios no ano passado, reveja
aqui e
aqui.
E para completar a apresentação de hoje, a Gola Exclusiva, que ficou bem volumosa.
Gola Exclusiva
Lã Exclusivo Círculo, 1 novelo de 100 gramas
Agulhas número 16
Colocar 10 pontos e tecer todo o novelo. Medidas aproximadas: 30cm de comprimento por 50 de largura. Pregar dois botões no canto de uma das pontas.
Essa foi a produção de hoje. Gostaram?
Espero que sim!
Beijokas e até breve!