Novelão rende muito

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Sabe aquela lã que rende muito, mas muito mesmo! Você tricota, tricota e consegue fazer uma peça inteirinha com apenas um, isso mesmo um novelo. Será que existe isso? Existe sim, dá só uma olhada...



Para perceber melhor, fotografei o  novelão ao lado de um simples novelinho de 40 gramas. É "ultramegablaster", né? Lançamento da Cisne para a coleção 2011, vem com 200 gramas. Dual é um leve boucle com efeito matizado. Lindão!!!



Se eu já trabalhei com ele?... Eu não, mas a minha mamis.... Se empolgou no novelão e fez essa peça aí de baixo.


Difícil de fazer? Nadinha. O esquema é o mesmo do Colete Oncinha, que já postei aqui. Apenas algumas diferenças. Vamos lá:

Receita
Montar46 pontos nas agulhas número 5 e trabalhar em cordões de tricô, ou seja, tricô no direito e no avesso. Tecer por 60 cm. Após atingir essa medida, arrematar 10 pontos no início e mais 10 no final da carrreira para formar os ombros. Continuar tricotando os 26 pontos centrais por mais 15cm. Arrematar e reservar. Fazer outra parte da mesma maneira. Importante: nessa peça não foram arrematados pontos para as cavas, ficou uma manguinha japonesa (será que vocês entendem isso???). Costurar as laterais, os ombros e a gola. Fazer uma pequena dobra nas mangas, e só! O resultado final foi um colete tamanho 40-42. Detalhe da moda: marcar a cintura com cintinho de elastico preto e fivela metálica prata de lacinho.


Pronto! Tricô terminado e look descolado com apenas um novelo. Demais, né?
Espero que tenham gostado.
Tenho mais tricôs da mamãe para mostrar. Esse ano ela está impossível!
Beijokas para todos e inté.


18 comentários:

Claudia Pech disse...

uau!! lindo demais a lã e o colete... amei!
bjos

Carla Andréa Perito Martins disse...

Adoreeeeeeeeeeeeeeei a idéia!!!
Ficou muito chique!!!
Bah, um "novelão" assim é ótimo pra se trabalhar!!!
Falando em "ão" vc já viu o pom pom gigante que a Cisne vai lançar???

Bjs bjs

Carla disse...

Yeyyyyyy! Primeirona!

Também adoro seus comentários. Você comenta de verdade, não vem "dar oi" nem passa para "deixar bom fim de semana" ou coisas afins. Chato quando passam, deixam esse tipo de comentário e nem falam nada da postagem que a gente fez, né?

Adorei o novelão. Bom demais! Ficar comprando quinhentos novelos ridiculamente pequenos é algo que não faz muito sentido. Acho frustrante e, além disso, corre-se o risco de os trocentos novelos terminarem antes que a infeliz artesã acabe a peça que está fazendo. Daí, disparada para o armarinho e descobre-se que o lote é outro e a cor está ligeiramente diferente. Ferrou.

Achei engraçado que na semana que acabo a novelinha, você faz um post com o nome de novelão. Huahahaha! É assim, aliás, que eu chamo a "Brothers and sisters", seriado que vejo na Fox.

Sobre tricô e tricot, vou ser bem honesta. Huahaha! Dá no mesmo. Tricô é a maneira aportuguesada de se escrever tricot. Eu escrevo crochet, tricot... Pode até soar meio besta, né? Elitista, sei lá. Não é minha intenção. Acho que sou das antigas em muita coisa e, entre elas, na escrita. Sou das que ainda escrevem soutien, em vez de sutiã; abat-jour, em vez de abajur... hehehe...

Você fez bem em colocar o nome do seu blog como está. Tricotecia ficaria muito esquisito. Ia lembrar algo como "fricoteria" e ninguém aqui dá fricote, não, senhor. u.u hehehehe.

Carla disse...

Ai, olha eu me esquecendo!

Menina, a blusa que sua mãe fez ficou linda! O detalhe fashion do cinto deu toda uma delicadeza à produção. Dê a ela meus parabéns pelo talento para as duas agulhonas. Ai... um dia ainda chego a ser tricoteira chique como vocês!

Eliana disse...

Êba!Ótimas dicas,fio e modelo!!!!Arquivado pra quando superar a fase dos retos.Meus campeões de rendimento,por enquanto e relevando o amadorismo são:Desejo,Premium,Rendidora Jumbo e Multicolor,Suavita.
Bjs

Carla disse...

Márcia, lindona, pode perguntar o que quiser na hora em que bem entender. Não sei se vou saber sempre, mas é sempre um prazer tentar ajudar.

Sobre chiquices, hahahaha... não sou nada, nada chique. Chique é você, tricoteira de mão cheia (de agulhas, inclusive lindas!) e dona de armarinho (ai, poder ir à Mega em dia nobreza, sem a muvucada toda!). Eu tive uma bruta sorte de nascer em uma família cheia de portugueses e abrigada pelo afeto de um avô português DE OURO. Muito do que aprendi em Língua Portuguesa foi por observação do modo que ele falava. Até vocabulário, aprendi muito com ele (uso umas palavras meio estranhas para os ouvidos brasileirinhos nossos! hahaha! Tem gente que estranha, então, tento me segurar, principalmente na hora de escrever no blog).

Como você, pensei muito na hora de escrever crochet ou crochê lá no blog. Teria, claro, de ter um padrão, para não ficar mudando a grafia a cada postagem. Decidi-me pelo crochet em vez do crochê por aquilo que te disse, por haver palavras que escrevo no original, não aportuguesado. Nem foi querer ser cult, foi só uma questão de consonância com meu jeito de escrever, coisa que, como jornalista (que se nega a sê-lo) é importante para mim. Detalhe, mas que alguém que estudou Jornalismo e um pouquinho de Letras (Tradução), leva a sério. hehehe...

As aulas de Língua Portuguesa que você assistiu devem ter sido ótimas! E você é uma pessoa muito atenta desde sempre, porque nunca, nunquinha mesmo, vi nenhum errinho ou vacilo seu na hora de escrever aqui ou em recadinhos. Isso é chique, amiga, isso é, sim!

Eu sou blogueira top na sua lista? Uauuuuuuuuuuuu! Fiquei contente, toda boba com isso! Huahahaha! Não me acho nem chique nem top. De vez em quando, penso: "Putz... postagem sobre chocolate, sobre pijama novo, sobre cachorro encolhido de frio... Será que alguém vai querer ler isso?" Huahahaha! Felizmente, tenho a sorte de conhecer blogueiras pacienciosas e delicadas o bastante não só para ler minhas besteiras, mas também até para elogiá-las todas. Huahahahahaha!

Beijocas, linda. Saiba que sempre adoooooro seus comentários. Seu blog e seus comentários são muito VIP para mim.

disse...

Legal esse novelão, não conhecia. Me lembrou o da Linea Italia, também em buclê, que forma listas.

Ficou muito bonito o colete, dê meus parabéns a Mamis:))

bjinhos

disse...

Nossa, que trabalho lindo, Márcia! Sua mãe é uma verdadeira artista! Adorei o novelão... deve ser super caro, não é?

hehehe... enquanto eu engatinho nessa arte, tem gente saltando a passos largos...rs

Parabéns!

Bjs - Ká (http://tecendo-vida.blogspot.com)

Esther disse...

Legal a dica! E o colete ficou lindo! Parabens 'a sua mae!

Judy disse...

Ficou lindo!!! O efeito da lã é muito bonito!
Parabéns para a mãe que fez um trabalho de primeira.

Arlene disse...

Oi Márcia!
Adooorooo seu blog. Inclusive o sito no meu humilde blog, miadosebordados.blogspot.com. Queria fazer a blusa com o fio Dual que sua mãe fez mas não encontro aqui em Campinas a cor que ela usou que amei, acho que é a nº 22. Teria outro fio igual de outra marca? Será que um novelo dá pra fazer uma blusa G ou GG?
Queria fazer o coletao marrom que vc fez mas estou com as mesmas dúvidas que outras pessoas já postaram: aquele ponto abertinho nao sei fazer e acho que para um tamanho GG precisaria fazer com 40 cm, mas não sei fazer essa abertura para os braços, será que tem como explicar de outro jeito...rs...
Acho que precisarei uns 4 novelos pra uma blusa G ou GG não é.
Desculpe te encher de perguntas
Bjs
arlenezulian@hotmail.com

cris disse...

Olá!Essa blusa ficou linda!Gostaria de saber o nº ou nome da cor,estou querendo fazer um maxi pool e gostei desta cor,se vc souber de uma outra lã mesclada,pode ser em tons de marrom que ficaria legal para minha idéia, aceito sugestões.
Não posso deixar de comentar que vendo outro post vc já têm filho de 18 anos!Parabéns vc é muito bonita!
(http://crisarteinlinhas.blogspot.com)

Sou Universal disse...

Oi Flor, o link do echarpe turmalina está direcionando para essa receita aqui, beijo!

Márcia LP disse...

Sou Universal,
valeu pela observação! Já corrigi o link!!! Brigadinha!!!!

VALK ARTES disse...

Oi Márcia, estou impressionada com o seu blog, é simplesmente lindo!!!
Ao ler parte de seu perfil, me animei mais com o artesanato. Eu sou advogada, e não estou nada feliz com minha profissão, amo artes em geral, e gostaria de investir nessa área, e assim com certeza ficaria mais feliz com essa atividade. Parabéns! Atualmente ando fazendo tricô, e estão bombando,rs, vendo bem...Vc está me inspirando...Bjus, fique com Deus. Parabéns de novo!
Valquiria

Anônimo disse...

Simplesmente lindo;td de bom receitas,passo a passo explicando timtim por timtim,rssss.PARABÉNS.

Anônimo disse...

Todos os trabalhos que vc posta são muito bonitos.
Gostaria de lhe parabenizar por vc não prender os seus conhecimentos de tricô.
Abraços, Neldy

Unknown disse...

linda sua peça, gostaria de saber se ñ tem como fazê-la em crochê!!!!!
Grata
Marina
Bjsss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blender DMP

Retornar ao TOPO