Vou contar uns segredinhos para trabalhar com "los pelotitos", hehehe.
A primeira dúvida que a gente tem é como tricotar com esses carocinhos pelo meio do caminho. Pois é, existem algumas formas diferentes de se fazer isso.
A mais básica é pegar um agulhão, número 10 ou mais, e ir em frente sem nem ligar para eles. Foi o que fiz ano passado nesse cachecol aqui. Mas, e aqueles tricozitos com bolinhas bem alinhadas, todas certinhas, lado a lado. Como fazer?
O pulo do gato é: segure a bolinha e faça o ponto com a parte lisa do fio. Isso mesmo, o ponto é executado com a parte que fica entre os pompons.
Temos que ver a distância entre cada pomponzinho. Olha como cada marca tem uma uma distância diferente:
Diante de tanta variedade dá para imaginar que cada um desses fios vai ter de ser usado com um número de agulha diferente. Vou mostrar o que eu fiz para usar o fio Turmalina, da Pingouin.
Primeiro tem que pegar uma agulha bem mais fina: eu usei a número 4. Para colocar os pontos, vá fazendo 1 nozinho em cada intervalo de bolinha. Veja nessas fotos:
Faça uma laçada.
Passe o fio da esquerda sobre a agulha.
E derrube a laçada sobre ele para formar o nó. Está colocado o primeiro ponto na agulha. Pule a próxima bolinha e faça a mesma coisa no próximo intervalo de fio, até colocar o número desejado de pontos
Olhe como fica ao ser colocado mais um ponto.
Passe para a agulha número 7 e comece a trabalhar, lembrando-se de segurar a bolinha e fazer o ponto com a parte do fio.
Você pode fazer ponto tricô no avesso e no direito.
Ou então fazer tricô no direito, e avesso em meia. Na foto abaixo mostro o início do trabalho com tricô dos dois lados e depois, na sequência, como fica ao se fazer ponto meia no avesso.
Aqui é o avesso do trabalho acima.
E aí, deu para entender? Qualquer dúvida é só deixar comentário que eu tentarei explicar melhor.
Agora a foto do cachecol prontinho, feito com 7 pontos em tricô no direito e avesso. Coloquei algumas franjas nas pontas.
Beijinhos a todas e boa sorte com os pelotinhos!!!
Inté.
17 comentários:
Ahhhhh ficou tão lindo... Vou TER que fazer um pra minha filhota rsrs. E eu nem pretendia tricotar pra esse inverno, porque ano passado fiz tanta coisa, mas você me convenceu !
Já estão nas lojas essas fofices ?
bjobjo
Olá Márcia
Obrigada pelas ótimas dicas!!
Bj
Nilda
Que dicas ótimas, Márcia!
Esses fios são muito bonitos... E é super rápido de fazer!
Beijos,
Vanessa
Esses fios encaroçados são mesmo charmosos!
?E seu PAP está ótimo, até eu qeu não entendo nadica de tricô consegui acompanhar os movimentos!
Bjks e saudades!
Adorei as cores deste fio que vc usou, também comprei alguns novelos e assim que der coragem vou fazer!!!!
bjos
Oi Márcia, você sempre com novidades. Essa lã parece ficar legal em acabamentos de costura, como bordas de almofadas e de mantas. Adoro essas bolinhas penduradas. Quanto à explicação sobre o layout do blog me passe seu e-mail pois ficou mt grande para colocar aqui. bjs. mamélia
super dicas!
obrigada!
Ótima semana, bj
Que lindo que ficou seu cachecol com esse fio de bolinhhas, e obrigado pelas dicas.bjs.
Obrigada pelas dicas!!!!
Eu concegui fazer!!! hehehe...
Continue dando boas dicas!!!!
Bjo.
Olá querida, amei seu blog, obrigado pelas dicas, eu estava querendo tricotar com este fio e não sabia como,tenha um ótimo domingo bjs!
estou começando gostaria de saber como aumentar os pontos DE TRICO na agulha trabalhando com as linhas de pompom ,pois estava querendo fazer um BAKTUS se puder me ajudar fico grata
muito obrigada
neialaura@hotmail.com
olá meu nome é michele e sou iniciante no trico,mas adorei esse poncho e gostaria de azer umpra minha priminha...
pode me dAR A RECEITA E se tiver recieta básica de um ponchgo de adulto agradeço...os unico pontos que ue sei é o trico e o meia.
aguardo anciosa.
Ola Marcia eu fiz esse cachecol de bolinha mais na hora de arrematar não esta ficando bonito,fica diferente do começo do trabalho por acaso vç tem alguma dica para ficar melhor o arremate do cachecol
Oi Marcia eu simplesmente amei seu blog é maravilhoso e muito simples de entender.Parabens.
Bjs
Mônica
Olá! Márcia espero que não se incomode de eu por um link numa postagem minha sobre o assunto.
Estavam todas tão interessadas nas bolinhas que tentei mostrar como fazer (mas sou muito ruim pra fotos) e não consegui fazer direito.
Aí reencontrei o teu blog.
Se não gostar, tiro.
Parabéns pelas coisas lindíssimas.
ainda bem que existe pesoas como você que da esas dicas maravilhosas beijos e muito obrigado
Muitíssimo obrigado, não estava nem conseguindo colocar os pontos na agulha muito menos iniciar meu trabalho, agora já consegui graças ao seu trabalho muito bem explicado o passo-a-passo, valeu
Josy
Postar um comentário