Efeitos terapêuticos dos blogs

quinta-feira, 9 de julho de 2009


É isso mesmo, pesquisadores estão estudando os efeitos positivos de se ter um blog. Num artigo da revista Mente&Cérebro que foi publicado em janeiro deste ano, a jornalista Jessica Wapner apresenta resultados de pesquisas e opiniões de psicólogos e neurocientistas a respeito dos efeitos terapêuticos de manter um blog. Segundo ela, estudiosos constataram que o hábito de escrever para expressar pensamentos e sentimentos traz benefícios não apenas emocionais, mas também físicos para os indivíduos. O artigo relata que a prática da escrita pode aprimorar a memória e o sono, estimular a atividade dos leucócitos e reduzir a carga viral de pacientes com aids e até mesmo acelerar a cicatrização após uma cirurgia. Notícia ótima, não?

Após essa leitura, repassei minha trajetória como escritora (entenda-se aqui apenas o ato de pegar a caneta e rabiscar coisas no papel, ok?) e percebi que sempre gostei de escrever. Na minha adolescência, costumava fazer agendas caprichadas contando o que eu fazia e sentia. Ainda as tenho guardadinhas com minhas recordações da juventude. Era gostoso de fazer aqueles diários intermináveis narrando as aventuras de um ser adolescente... mas era um tanto quanto solitário, como falar sozinho, sem ter um interlocutor. Pode funcionar como um dasabafo isolado, mas não exercita toda a capacidade da escrita que é pura comunicação e comunicação sem receptor é algo sem propósito. Ter um diário guardado a sete chaves talvez não provoque tantos benefícios quanto ter um blog. O interessante desses tempos de "mundo virtual" é que podemos desenvolver uma real rede de comunicação interpessoal que só tem coisas positivas a acrescentar a todos que querem tirar proveito dela (no bom sentido, é lógico), sejam pessoas portadoras de alguma enfermidade do corpo/mente ou não.

Se quiser ler o artigo na íntegra, clique aqui.
Se quiser manifestar suas opiniões sobre esse tema, aguardo seu comentário.

Beijinhos letrados a todos/todas.


Um comentário:

Sandrinha disse...

Márcia,

Acho que vc tem toda razão, nós que 'sofremos' desse 'mal' de gostar de escrever desde cedo, quando só nossas agendas é que eram nossas companheiras, hoje temos o blog como forma de expressão, agora compartilhada, com pessoas que se parecem com a gente e isso é imensamente bom!!!

Tenho me aplicado nas aulas de tricô com tanta coisa linda que vc coloca aqui no blog...

Parabéns e sucesso!!!

Apareça lá pelo TEMPO DE VIVER.

Bjs e fique com Deus!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blender DMP

Retornar ao TOPO