Tulipas de tecido: passo a passo

terça-feira, 6 de setembro de 2011




É impossível não se deslumbrar diante de um vaso de tulipas. Originárias da Ásia Central ficaram mundialmente conhecidas como a flor da Holanda, onde são cultivadas em larga escala. Seu nome foi inspirado na palavra “tulipan” que significa “turbante”. Aqui no Brasil, conseguimos encontrá-las em algumas épocas do ano, mas o fato é que dão um certo trabalho para serem cultivadas em clima tropical. Uma vez dei um vaso de presente para minha madrinha, mas acho que ele não deve ter durado muito, pois só depois fiquei sabendo que é necessário colocar pedras de gelo na terra para manter a baixa temperatura do solo. Então, para os apaixonados por essa flor elegante e sofisticada fica a idéia de tê-la sempre ao alcance dos olhos num belo arranjo feito de tecido.


Para fazer lindas tulipas de tecido, você vai precisar de: palitos de churrasco pintados de verde com tinta acrílica ou PVA; retalhos de tecido de algodão na cor e estampa de sua preferência; manta acrílica desfiada; linha de costura resistente; agulha de mão; tesoura; pequenas contas, miçangas ou botõezinhos; vasinho a sua escolha; argila e musgo.

Vamos à execução:



Pinte os palitos de churrasco com a tinta verde. Aguarde até ficaram totalmente secos. Enquanto isso vá recortando os tecidos escolhidos para fazer as flores nas seguintes medidas: 5x9cm (tulipa P), 7x13cm (tulipa M) ou 9x15cm (tulipa G). O tamanho e a quantidade de tulipas podem variar conforme o tamanho do seu vaso. Veja o que mais lhe agrada.



Para montar sua tulipa, pegue um retângulo de tecido, dobre ao meio com o lado do direito voltado para dentro e costure a lateral.



Em seguida faça uns pontinhos de franzir ao redor de uma das partes circulares obtidas.



Introduza a ponta do palito no sentido do lado sem costura para o lado costurado. Puxe a linha e aperte até o lado com o franzido ficar bem firme em volta do palito. Arremate bem para não soltar.



Desvire o tecido sobre o palito. Perceba que você vai ficar com um copinho de tecido na ponta do palito.



Encha o copinho com a manta acrílica desfiada.



Pegue novamente a agulha e a linha e faça apenas dois pontinhos para fechar a boca do copinho e obter o efeito de quatro preguinhas, formando as pontas da flor.




Nesse local do centro da tulipa você pode arrematar com uma continha, miçanga ou um pequeno botão. Pronto. Agora é só fazer quantas tulipas desejar para montar seu arranjo.


Pronto. Agora é só fazer quantas tulipas desejar para montar seu arranjo.



Use a argila como base para os palitos dentro do vasinho. Decore com o musgo. Escolha um local bonito na casa e aprecie suas delicadas tulipas coloridas por muito tempo. Se quiser, injete sua essência preferida em cada flor para aromatizar o ambiente.

Quer fazer um vasinho de crochê? Vai lá nesse post que eu ensino.


 


Por hoje é isso!

Beijokas e inté.

P.S.:
Esse PAP foi publidado no Jornal do Meio/Caderno Bragança Decor/Edição de 26ago2011
Chique, né? Tenho coluna quinzenal nesse jornal de Bragança Paulista.
Quer ver as outras matérias que já saíram? Vai lá no Blog da Odinete.



21 comentários:

ANGELA ARTESANATO disse...

Amiga, obrigada por compartilhar com nós a receita das tulipas, a tempo estou a procura de como fazer essas belas flores. As suas estão uma mais linda que a outra.
Beijos e um ótimo feriado
Ângela

Carla Andréa Perito Martins disse...

Oi queridaaaaaaa,

Tulipas estão entre algumas de minhas flores preferidas!!
As sua ficaram lindas!
Obrigada pelo PAP, já está tudo anotadinho aqui!!
Bjuss e um ótimo feriado!!

www.comtextosdavida.com disse...

Nossa!Não tinha nem noção como eram feitas. Ficaram lindas. Vou fazer.
bjs Lais

Atelier Suriel disse...

Amiguinha,

Fiquei apaixonada pelo seu trabalho. Seu blog e lindo.

Beijos mil

DINA BUENO ROCHA disse...

ESSAS FLORES SÃO MARAVILHOSAS; OBRIGADA POR COMPARTILHAR CONOSCO, AMIGA.

A amizade consegue ser tão complexa...
Deixa uns desanimados, outros bem felizes...
É a alimentação dos fracos
É o reino dos fortes

Faz-nos cometer erros
Os fracos deixam se ir abaixo
Os fortes erguem sempre a cabeça
os assim assim assumem-os

Sem pensar conquistamos
O mundo geral
e construimos o nosso pequeno lugar
deixando brilhar cada estrelinha

Estrelinhas...
Doces, sensiveis, frias, ternurentas...
Mas sempre presentes em qualquer parte
Os donos da Amizade...

UM BEIJO!!

Regina disse...

Oi Marcia, tudo bem com voce?

Conheci o seu blog agora, estava procurando um pap de tulipas para uma amiga, e encontrei aqui bem explicadinho. Eu já sei fazer, mais
não tenho o pap, para passar pelo blog.

Adorei o seu blog, e já irei segui-la, pois só tem trabalhos lindos. Parabéns

Meu pai, que hoje está no céu, nasceu nesta linda cidade.

um beijo carinhoso

Regina Célia

Unknown disse...

Amei o seu blog e já virei seguidora.

Fiz a tulipa e coloquei o link do seu blog

Tenha uma linda semana

Beijos

carla. disse...

Ola Marcia tudo bem,nossa que lindo este blog da Odinete...adorei mesmo, e essas tulipas que coisa mais linda...
Parabéns pelo blog e pela loja esta linda,faz tempinho que nao passo ai....quando estiver por braga irei fazer uma visita....Te adicionei no face aceita la....
Estão de Parabens....
Abraço na Odila e Joaquim.

carla disse...

Ops esqueci de fala, sou a Carla que trabalhava ai.rsrs....
beijos

Deiart's disse...

Olá,
amei o blog! Estava a procura das tulipas de tecido e essas são lindas e parecem ser fáceis de fazer, vou tentar e retorno para contar o resultado. Postarei também no meu blog. Estou iniciando agora pelo mundo dod blogs, passa lá e faça uma visita e aproveite para dar aquela "força".
Muita paz para vc e mais uma vez parabéns!!!
Abraços

Cíntia disse...

Obrigada por esse post... m salvou para o cha de fraldas da minha afilhada !
mto fácil e mtoooooo lindo !

Parabéns
já adc nos meus favoritos

Cíntia Raquel

JANIS GOUVEIA disse...

Parabéns pelos seus lindos trabalhos! Obrigada por compartilhá-los. Caso queira, dê uma olhadinha em meu blog: www.mimosdajanis.blogspot.com, pode ser que tenha alguma coisa que lhe interesse.
Beijocas,
Que Deus lhe abençoe!
Janis

Andreia Dias disse...

Lindooooo...
Muito obrigada pelo PAP!!!

Se quiser aparecer lá pelo meu blog, vou adorar =)

http://ateliededeia.blogspot.com.br/
Bjks e um excelente final de semana!!!

Unknown disse...

Parabéns, adorei suas tulipas!
Gostaria de saber quanto de tecido preciso comprar para fazer 30 tulipas, comparei o tecido pela internet e então preciso comprar a quantidade certa já! Obrigada!!!






Unknown disse...

Amei o pap, vou fazer tulipas ;) p minha afilhadinha q está p nascer p enfeitar o quartinho dela.
obrigada por compartilhar.
estou seguindo seu blog, ele é ótimo.

bj, Jacque Ramos
www.artesuspensas.blogspot.com

Marli disse...

Parabéns pelo trabalho, adorei... estarei sempre olhando e aproveitando para aprender. Bjks no coração e só mais uma coisa é bom quando as pessoas compartilham o conhecimento que tem... Deus a de retribuir em dobro!

Ana disse...

Olá, Adorei a dica. Ficaram lindas. Vou tentar fazer para o noivado do meu filho. Obrigada!

Gilmara disse...

ola tudo bem, adorei esse vaso, vou tentar faze,r mas meu forte e croche, sei fazer melhor, por favor, me envia o vaso de croche, no qual vc comentou, para eu ver, obrigada

Gilmara disse...

ola tudo bem, adorei sua tulipas, mas gosto muito de croche, por favor, me envia o vasinho de croche para mim, talves como sei fazer croche fica mais facil. obrigada

ros ekly disse...

Oi boa tarde gostaria muito de saber quantas tulipas da num metro de tecido?

Anônimo disse...

Parabéns todas ficaram lindas ameiii

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blender DMP

Retornar ao TOPO