Gorro de tricô

quarta-feira, 19 de julho de 2017



Sempre me perguntam se tenho alguma receita de gorro. E fico matutando em fazer algo que seja simples de fazer mas que também tenha um efeito bonito. Olha daqui, olha dali... Enfim, desenvolvi a receita que mostro hoje.




Usei um fio bem grosso, o Urbano/Círculo da Coleção 2017. Um novelo deu em cima. Então cuidado! Se a tensão do seu ponto for diferente, pode ser que precise de um pouco mais. Pode ser que não sobre para o pompom, por exemplo. Também pode ser feito com o fio Amiga/Círculo ou com fio duplo da Mollet.



Tamanho de agulha utilizado: número 7




Receita:
monte 56 pontos nas agulhas 7 e trabalhe as 6 primeiras carreiras em ponto tricô.
Da sétima carreira em diante faça assim:
- carreiras ímpares: faça *2 tricôs, 1 meia sem fazer* 2 tricôs
- carreiras pares (avesso): todos os pontos em tricô

Vamos lá! Sabe o que quer dizer esses dois asteriscos que escrevi acima? Quer dizer que o que está entre eles deve ser repetido por toda a carreira. Certo? Então você vai fazer 2t, 1m sem fazer por toda a carreira. Irão sobrar apenas 2 pontos no final, que devém ser feitos em tricô. Sempre que você encontrar esses asteriscos em receitas, é isso que eles representam - repetição do que está entre eles, ok?
Continuando... fazer essas sequência de pontos até atingir a medida de 17cm.

Atenção: o que é um ponto meia sem fazer??? É um ponto que não é feito, apenas é passado de uma agulha para outra. Simples assim!

Próxima carreira será de diminuições. Faça assim: *dois juntos em tricô, 1 meia sem fazer* (repetir essa sequência até o final da carreira), 2 juntos em tricô. Próxima carreira: 2 juntos em tricô, 2 juntos em tricô, por toda a carreira. Pronto! Para finalizar, corte o fio deixando uns 50cm para a costura. Com a agulha de mão de arrematar, passe o fio por dentro dos pontos restantes, puxe com cuidado para fechar e costure a lateral. Agora sim! Peça finalizada. Faça um pompom com a mesma lã ou com outra que combine. Pregue o pompom no local correto.

Está finalizado o gorro T&A. Ele fica tamanho médio adulto. Infelizmente não tenho esquema de pontos para outros tamanhos, nem para outras lãs.

Espero que tenham gostado.

Inté.




Xale Açucena

sexta-feira, 7 de julho de 2017



 Ah... Os verdes! Como eu gosto desses tons! Sempre que vejo um fio bonito nessa tonalidade, minhas mãozinhas coçam de vontade de tricotar. E você, também tem a sua cor favorita? É engraçado esse negócio de gosto para alguma cor, né? Cada pessoa tem uma preferência que sempre aparece, seja nas roupas ou em outros objetos.

A nossa peça de hoje é no meu tom preferido... um lindo xalinho triangular com o detalhe de dois pingentes feitos com o mesmo fio. O modelo é bem básico, então todo o charme realmente fica pela escolha de uma lã diferenciada.




Ficou macio, quentinho e descolado!




 Fio Açucena - da Coleção 2017 da Círculo 




MATERIAL
2 novelos do fio AÇUCENA/Círculo - Coleção 2017 na cor verde bandeira
agulhas de tricô número 7




MODO DE FAZER




Coloque 5 pontos nas agulhas. Todo o trabalho é feito no nosso bom e velho amigo PONTO TRICÔ. Faça a primeira e a segunda carreiras. Na terceira carreira e em todas as ímpares (lado direito do trabalho) faça: 1 tricô, 1 aumento e pontos tricô até terminar a carreira. Nas carreiras pares, faça normalmente, sem nenhum aumento. Ou seja, vamos aumentar um ponto no início de todas as carreiras ímpares. Aumente até ficar com 52 pontos ou 60 cm medido do lado sem aumentos. Ao atingir esse tamanho, comece a fazer as diminuições, ou seja, em todo início de carreira ímpar faça 1 tricô, dois pontos juntos em tricô (que vai contar como uma diminuição, certo?). Restante da carreira toda em tricô. Fazer dessa forma até ficar com 5 pontos. Arrematar.




E os pingentes?




Recorte um quadrado num papel durinho, tipo um papelão, nas medidas de 14x14cm.
Engole 30 voltas de lã em torno do quadrado. Após as 30 voltas, corte um dos lados para ficar com os fios de 28cm. Amarre bem forte no meio desses fios, dobre e passe várias voltas de fio perto da dobra. Arremate com nózinhos e esconda a ponta do fio. Faça dois pingentes e costure um em cada ponta do seu xalinho.




Esse modelo de xalinho, você pode usar com o bico na frente ou nas costas...




E aí?

Se gostou, aproveite para acompanhar Tricô&Afins no Facebook. Clique aqui e curta!

Quer  ver outros modelinhos de xale que já apareceram por aqui? Clique nos links abaixo...




Inté!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blender DMP

Retornar ao TOPO