As toalhinhas da Vovó

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Tenho várias relíquias guardadas no fundo do baú. Entre elas, muitos joguinhos de quarto, como minha avó chamava, compostos por um conjunto de cinco toalhinhas crochetadas com muito capricho. Eram para ser colocadas sobre as famosas penteadeiras e criado mudos do quarto do casal. Lembro-me até hoje das penteadeiras de minhas avós, lugar que atiçava a curiosidade de pequenas netas arteiras: latas de talco, pó de arroz, colônias delicadamente perfumadas, porta joias com caixinha de música. Sentava-me com toda pompa na banqueta estofada e brincava de ser a princesa de um reino de faz de conta.  




Uma pena, mas as saudosas penteadeiras não existem mais. Restaram apenas as toalhinhas que, depois de muito tempo guardadas, resolveram colocar as asinhas de fora. Esses pontinhos,carregados de lembranças, simbolizam o trabalho de mãos cuidadosas que amavam zelar pelos seus. Entre cada correntinha, ponto alto, ponto baixo: muita paciência. Eles foram feitos pelas mesmas mãos que cozinharam sabores, plantaram sementes e seguraram as contas do terço para rezar pela gente.




Arrumar um novo uso para elas não foi tão difícil assim. Paninhos, bastidores, pequenos pontos...









E, diante dos meus olhos, todos os dias, essas peças cheias de recordação enfeitam agora a parede do meu quarto, que mesmo sem a penteadeira mágica, remete-me a doces lembranças de um tempo que não volta mais...



E você, também tem toalhinhas da vovó aí na sua casa?




8 comentários:

Rosangela disse...

Que post mais lindo.
Que palavras lindas você usou para descrever lembranças tão carinhosas.
Como me fez bem ler algo tão carregado de amor agora na hora de dormir.
Durma com os anjos.
Fique com DEUS.
Beijo grande.

Eliane C. Rodriguês disse...

FICOU LINDO O QUE FEZ COM A TOALHINHA

EU TENHO TOALHINHAS, MAS QUE ERAM DA MINHA MÃE, ELA QUIS DIVIDIR COMIGO, E TENHO VARIAS TBM...

SEMPRE ADMIRO OS TRABALHOS MAIS ANTIGOS, A GENTE PERCEBE, QUE MESMO SEM TECNOLOGIAS, GRÁFICOS PERFEITOS, ELAS FAZIAM TRABALHOS MARAVILHOSOS, SÓ COM AMOR E CARINHO

LINDO DIA PRA VC

CLIQUE AQUI E ME FAÇA UMA VISITINHA, FICAREI FELIZ


BJUS
LIH

Unknown disse...

Ameiii!!!
tenho algumas e vou fazer tb!!
bjss

Eliana disse...

Márcia,que lindo!Tenho,tenho sim,toalhinhas e capas de almofadas.Mas estão guardadas.Como em breve mudarei,acho que quadrinhos serão uma boa idéia,daí,quem sabe,tiro minhas relíquias da caixa.
Bjs

Beth disse...

Tenho várias toalhinhas antigas, feitas entre as décadas de 20 e 40 do século passado, feitas por minha avó, mas não em crochê, em tricô feito com linhas muito finas e agulhas finíssimas também, agulhas especiais, com duas pontas, sempre os trabalhos eram feitos com cinco agulhas.
Em breve farei uma postagem com elas e estou pensando algo a ser feito para que "sobrevivam" mais tempo.
Muito interessante a ideia do bastidor.
Beijinho,
Beth

Judy disse...

Que delícia ler seu post... acho que muitas garotinhas de nossa idade tiveram seus momentos na banqueta da penteaderia de suas mães e avós.
Tenho as toalhinhas que eram dela e também umas caixinhas antigas de pó de arroz (eram de papelão decoradas com flores!).
Ficou lindo seu bastidor!

Claudia Pech disse...

sim tenho e tu me destes uma baita ideia...

bjo flor ótima semana!

Vitória Cardia disse...

Oi Márcia
Que lindo e emocionante texto lembrei de minha avó e tia,graças a Deus também herdei alguns trabalhos delas e receitas uma delas é desta toalhinha que sempre faço.
Otima ideia esta do bastidor
Bjs
Vitoria

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blender DMP

Retornar ao TOPO