Xales de tricô

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Apesar do inverno estar chegando ao fim, você ainda deve ter vários novelinhos intactos esperando para serem tricotados. Acertei, né? Então, que tal aproveitar para fazer um modelo fácil e legal de usar?
Essa minha receita de xalinho sempre aparece por aqui. Acho que fica uma peça bem prática e que pode ser usada de mais de uma maneira. A gente pode jogar sobre os ombros da maneira tradicional de se usar um xale, ou então pode deixar a parte do bico de lado ou na frente do corpo. Essa segunda forma de usar geralmente dá um look mais contemporâneo ao modelito.
Trago hoje as três peças que fiz nesse ano, com fios completamente diferentes. Olha só:




A receita base está nesse post. Apenas não coloquei as franjas.
Agora os detalhes de cada uma das peças.




Xale Branco
Usei 1 novelo da Sedificada/Pingouin e outro da Tulipa/Portfio para a parte de babado que foi feita em crochê e costurada depois. Usei agulhas número 7. Todo o trabalho foi feito no seguinte ponto: 10 carreiras de tricô, ponto alongado, 6 carreiras em ponto tricô, ponto alongado. Repeti essa sequência até o final do trabalho. Lógico que sem esquecer de fazer os devidos aumentos citados na receita base. Ah! O ponto alongado é assim: 1 tricô, 1 laçada, 1 tricô, 1 laçada... até o final da carreira. Na carreira seguinte: fazer o ponto tricô normalmente e derrubar a laçada. É isso mesmo: derrube a laçada sem dó nem piedade!
Depois de terminado o xale em tricô, pegar o fio Tulipa e fazer em crochê uma tira de babado até acabar o novelo. Costurar essa tira ao redor de toda a borda do xale. Para ver como eu faço crochê com o fio rendado, clique aqui.





Xale Cáqui
Esse eu fiz com o fio Flora em Flor - da Aslan Trends. Usei dois novelos de 100 gramas e agulhas número 10. Segui a receita base na risca e só! Ficou bem lindão, né?





Xale Chocolate
Aqui, usei dois novelos do fio Waves/Cisne, agulhas número 10. Também foi feito exatamente igual a receita base, indicada no link lá de cima. Ficou bem fofinho e macio.


Bom, por hoje é isso. Espero que você tenha gostado da minha ideia para acabar com os novelinhos ainda não tricotados. Bom final de inverno.

Beijokas e até!!!



6 comentários:

Claudia Pech disse...

ahhhh que pena que o inverso já está nos deixando....foi tão curtinhoesse modleo de xale sempre agrada...amei o branco!

bjo ótima quarta

Anônimo disse...

Gosto muito do branco!

Regina disse...

Cada um mais linda q o outro. Adorei a ideia dos fechamentos. Bjss

http://amiltisraquel.blogspot.com/ disse...

M A R A V I L H O S O
Amei td, vim aqui pensado em achar justamente algo parecido e quando entro no blog dou de cara.
A amiga lá em cima mencionou o fim do inverno, mas pra mim que amo tanto tricotar peças de inverno ,nunca paro mesmo no verão.
Obrigada por compartilhar,Mais uma vez vou chamar mais amigas para virem conhecer seu blog.
Bjos
http://amiltisraquel.blogspot.com.br/

Criando Artes Carla disse...

Olá Márcia,

Maravilhosos esses xales! Parabéns!

Beijos, Carla

Taisa Araújo disse...

Como por essa la waves na agulha?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blender DMP

Retornar ao TOPO