Colete de tricô infantil - super fácil!

sábado, 10 de agosto de 2013

Olá! Promessa é dívida, né? Então, cá estou para cumprir e mostrar para vocês a minha sugestão infantil. Usando o mesmo esquema do modelo adulto, a gente pode fazer peças lindinhas para a criançada. Lembra do Colete Super Fácil? Reveja aqui. É um modelo tamanho adulto, mas que pode ser perfeitamente adaptado para tamanhos menores.
Esse rosinha fofo aí de baixo foi feito com dois tipos diferentes de fios, com cores combinadas. Usei o Flash/Pingouin na parte das costas e o Verona/Pingouin na parte da frente. Gostei muito do efeito da mistura desses dois fios. Olha só como ficou!!!



Vamos à receita?

Material para tamanho 7-8 anos:
1 novelo de 100 gramas da Flash/ Pingouin
1 novelo de 100 gramas da Verona/Pingouin
Agulhas de tricô números 7 e 10
Agulha de crochê número 4,0
Agulha tapestry (para costurar tricô) número 14




Modo de fazer: 

Comece pela parte das costas, montando 45 pontos nas agulhas 7 com a lã Flash. Trabalhe em ponto ventania, ou seja, 1 tricô sem fazer, uma laçada, dois pontos juntos em tricô. Repeta essa sequência por toda a carreira, tanto no lado direito como no avesso do trabalho. Tricote até atingir a medida de 36cm. Arremate e reserve. Observação: essa parte tricotada deve ficar com as medidas de 34cm de largura por 36cm de comprimento. Falo isso para o caso de você usar outro tipo de lã, ok?
Agora vamos para a parte da frente: pegue a lã Verona e monte 20 pontos nas agulhas 10. Trabalhe apenas em ponto tricô, direito e avesso, até atingir a medida de 1 metro. Arremate. Medidas em centímetros dessa parte: 18cm de largura por 100cm de comprimento.





Montagem: siga o mesmo esquema do colete adulto. Veja abaixo:



Acabamento: como a lã Flash sobrou, resolvi fazer um biquinho de crochê em toda a volta do trabalho. Esse acabamento é opcional, mas achei que deu todo um charme ao modelito. Fica a dica!




E por falar em dica, vou passar mais algumas informações::

  • Sobre outros tamanhos: fazer tricô para criança é uma aventura porque uma criança de 3 anos pode vestir tamanho 4 ou 6, não é mesmo? Então, fique atenta às medidas que passei em centímetros e veja se vai precisar fazer menor ou maior. Daí reveja a quantidade de pontos a ser colocada. Sei que muitas pensam em me perguntar quantos pontos colocar, mas fica difícil de dizer o que vai ser indicado para cada caso. Portanto, use e abuse da fita métrica e faça suas amostras para chegar ao desejado.
  • Abuse da criatividade! Isso mesmo, aproveite que fazer peças menores é menos complicado e coloque para testar a mistura de cores, texturas e até de pontos que você já sabe fazer. O mesmo modelo pode ser feito com o mesmo fio e pontos diferentes. Ou até com o bom e velho ponto tricô em todo o trabalho. Tudo vai depender do que você quer ou até do que você tem em casa.

Por hoje é isso!
Beijos e bom final de semana!!!!








11 comentários:

Raica Carvalho disse...

Olá amiga, acabei de conhecer teu blog e estou encantada! Parabéns por tantos lindos trabalhos, já estou te seguindo e com certeza voltarei sempre!
Vim também te convidar para o primeiro concurso cultural do meu blog. Conto com sua participação e desde já agradeço a gentileza!
Fique com Deus, bjks mil!
http://baudocroche.blogspot.com.br/2013/08/concurso-cultural-responda-e-participe.html

Criando Artes Carla disse...

Oi Marcia,
Lindo! A combinação da cor e fios ficou perfeita.
Beijos

Unknown disse...

O colete tá uma graça, a cor é linda e o fio da parte da frente um espetáculo.

bj

Renata disse...

Que coisa mais fofa e chique!!!Amei!!! Tbém já anotei tudinho!!!Obrigada por compartilhar conosco!!!Bj gde e fique com Deus, minha linda!!!!

Fatima Gouveia disse...

Ficou maravilhosa essa combinação de cores, parabéns
Um beijinho
Mifá

Carine disse...

Oi Márcia!!
Ficou lindinho, que graça!
Beijos, Cá.

Anônimo disse...

Márcia, fiquei apaixonada por seu trabalho, um trabalho mais lindo que outro! Parabéns! Vc é mestra com os fios, menina! Bjs e bom findi!

Marlene Pires disse...

Olá Márcia conheci seu blog através do blog Criando Artes Carla, ela que já é uma amiga há bastante tempo.
Menina eu estou encantada com seus trabalhos e o que mais me surpreendeu foi o tamanho da sua generosidade em partilhar as receitas. Essa qualidade vem do coração e torna a pessoa cada vez mais especial. Peço que Jesus a abençoe sempre e ilumine cada passo seu e de sua família.
Já me acampei no seu cantinho e espero que comece aqui uma grande amizade.
bjos e fique com Deus,
Marlene

Conceição Silveira disse...

parabéns pelas suas lindas obras de arte.
Não conhecia o seu cantinho , vou levá-lo para junto do meu .
obrigada

Angela Ester disse...

Muito lindo e fofo! adorei!
beijokas!
http://angelaestercroche.blogspot.com.br

Adriana da Rocha Viana disse...

Ah estou navegando no teu blog desde ontem à noite e rive muita vontade de fazer tudo que vi.
Claro que seria muito dificil essa tarefa.. hehe.
Mas esse colete eu vou fazer.
Meus parabéns pelo trabalho e pelo carinho de compartilhar conosco suas ideias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blender DMP

Retornar ao TOPO