Como já deu para perceber, entrei totalmente na onda das golas. Ah! É tão gostoso tricotá-las. A base sempre é um retângulo de 65 a 85 cm de comprimento. O ponto? Vai depender do fio escolhido. Fios mais trabalhados e texturizados podem ser feitos só em ponto tricô. Fios mais básicos pedem mais e podem ser tricotados em pontos rendados ou tranças.
A peça que mostro hoje, essa gola farta com vários tons de azul, foi tricotada com o fio Veneza Allegra da Pingouin. Não sei se você vai encontrá-lo aí na sua cidade, pois é da coleção do ano passado. É um fio grosso, aveludado e mesclado. Nesse ano temos o fio Fast da Cisne que tem esse estilo. Fica a dica de substituição.
Vamos aos detalhes.
Material: 1 novelo de 100 gramas de Allegra-Pingouin, agulhas número 10, 1 pedaço de outra lã (simples e lisa) combinando com a cor escolhida para poder costurar as laterais.
Execução: monte 30 pontos e trabalhe em carreiras de tricô no avesso e no direito. Teça até o final do novelo ou até atingir a medida de aproximadamente 70 cm. Arremate todos os pontos. Pegue a lã lisa para costurar os dois lados menores do retângulo. Veja no esquema que eu fiz para tentar facilitar:
Sempre que quiser fazer esse modelo, lembre-se de que o comprimento do lado maior do retângulo tricotado deve ficar em torno de 70 cm. Se ficar maior que isso a gola fica com sua circunferência muito aberta e fica mais afastada do pescoço, não esquentando tanto.
Outra coisa importante, se você for fazer esse modelo usando outra lã, pode ser que os 30 pontos não sejam indicados, então, baseie-se na medida de 35cm de largura, ok? Veja quantos pontos você vai precisar para ficar com essa largura.
E siga a regra: fios básicos = pontos trabalhados, fios trabalhados = pontos básicos.
Por hoje é isso.
Vambora tricotar??!!
Beijooooos.
11 comentários:
Ficou linda, esse fio é mesmo muito bonito, e super macio. Fiz um cachecol com ele ano passado, em verde. Vendeu super rápido. Adorei a gola. Beijos.
http://gamafema.blogspot.com
Muito linda! adorei os tons.
E vamos aos tricôs...beijinhos
Mifá
Muito fofa essa gola!! Dá vontade de fazer uma de cada cor. O problema é como vc já disse: o marido pergunta quantos pescoços tenho para usar tantas golas e tantos cachecóis. Queria ter zilhões para nunca parar de tecer ...
bjs.
Muito fofa essa gola !!! Dá vontade de fazer uma de cada cor. O problema é como vc já disse: o marido pergunta quantos pescoços tenho para usar tantas golas e tantos cachecóis. Queria ter zilhões para nunca parar de tecer.
Eita vírus incontrolável esse do tricô!!!
Ai Márcia, você é D+ mesmo...
Amei a gola e principalmente as dicas.....
Beijos
Oi querida Marcia,
Eu adorei as dicas!
Essa gola ficou show!!!
Eu tb estou nas fases das golas, o bom é que fica elegante, não é mesmo?
Beijos e um bom feriado.
Linda, linda :)
Parabens amiga seus trabalhos sao lindos bjs
zilda regina
linda ,DEUS te abençoe e obrigada pela receitas bjs
zilda regina
adorei,seu blog, e as peças maravilhosaaaaasss!!!!! já estou te seguindo.
e fazendo a luvas sem dedo.
e com certeza vou fazer muitas peças.
parabéns,pelas explicações e enfim por tudo !!!!!!!!
Vc é o máximo, sempre volto aqui para aprender mais.
Postar um comentário