Xale Glamour

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Gosto bastante de fazer esse modelo de xalinho. Usei a Lã Glamour, lançamento da Círculo, que tem paêtes e é muito macia. Como não é muito grossa, também usei um fio de base (Mollet) para poder trabalhar na agulha número 10. Vamos a receita:

Material:
1 novelo de lã Glamour - Círculo
2 novelos de lã Mollet - Círculo
Agulha de tricô número 10
6 contas de acrílico no formato de gota

Modo de fazer:
Coloque 6 pontos na agulha. O trabalho é todo feito em cordões de tricô (tricô no direito e avesso). Faça os 6 pontos da primeira carreira. Na segunda carreira, faça 5 tricôs e antes do último ponto faça 1 aumento. Marque esse lado, que o que tem a ponta do fio do início do trabalho, como o lado dos aumentos. E a partir daí, faça aumentos uma carreira sim, outra não até chegar ao tamanho desejado para o meio do xale. Dica: para usar apenas 1 novelo da lã Glamour, trabalhe até restar a metade dele, ou seja, vá pesando o novelo até chegar a 50 gramas. A partir daí chegou a hora de fazer o caminho de volta, ou seja, começar a diminuir. No mesmo local onde você estava fazendo os aumentos, passe a matar 1 ponto antes do último ponto da carreira, carreira sim, carreira não, até restarem apenas 6 pontos como no início. Arrematar.
Nesse estágio, o xalinho já estará pronto. Você poderá usá-lo sem nenhum acabamento ou incrementar com franjas e contas como eu fiz. Faça do seu gosto.

Vejam algumas fotos da execução do modelo.



Detalhe da franja e contas:

Espero que tenham gostado.
Beijinhos procês!


6 comentários:

Carla disse...

Ai, você vai lá ao Stitching e elogia o pinkeeper. Eu venho aqui e simplesmente baaaaaaaaaaaaaaaaaabo em cima desse xale. Xalinho? Nem! Ele é maravilhoso!!! Adorei o bichim. Ai, eu aiiiiiinda vou aprender a fazer tricô direito, viu. Minha professora me ensinou um monte de maus hábitos, não era muito clara, nem sabia o que era gauge e simplesmente não sabia prever que tamanho determinada peça teria depois de pronta. Uma tragédia. Daí venho aqui, vejo esse "xalinho" elegantíssimo e, claro, tenho de babar, né... Achei de um refinamento incrível o uso das contas com jeito de cristal multifacetado para dar o acabamento. Nossa! O que já era maravilhoso ficou divino! Tricô e Afins? Seu blog devia se chamar "Tricô Divino"!

Respondendo ao que você me perguntou, pinkeeper é o modo cheio de barbarismo de dizer alfineteiro. hahaha! Naquele que fiz, coloquei dez alfinetes: nove com traseiro de bolinha em pérola e um em forma de gota também em pérola, para enfeitar a parte mais próxima ao laço de organza. Achei que esse ficando diferente, o trabalho teria uma finalização mais delicada.

SAL é uma sigla de "stitch a long". Em trabalhos de SAL, diversas bordadeiras se juntam em um grupo, escolhem um esquema de bordado de que tenham gostado e uma fica responsável por "divulgar" uma parte do esquema a cada mês. A parte seguinte só é enviada às bordadeiras que cumprirem a missão de bordar a primeira parte dentro do tempo estipulado. Eis que estou com dois atrasados. Ai, ai... Mas acho que no mês que vem recupero tudo.

Estou esperando que a designer do meu blog faça mais uma plaquinha com a inscrição "Visito sempre" e vou colocar seu blog lá. Quero vir visitar você sempre e babar nos seus tricôs. hihihi...

Márcia LP disse...

Carla fiquei até emocionada com o seus elogios.
Muito brigadinha, mas ainda tenho muito que aprender, viu???
Beijinhos.

Carla disse...

Que nada! Seus trabalhos são tão lindos! Se bem que, aprender, a gente está sempre aprendendo, não é? Ainda bem, aliás. Eu digo que tenho uma minhoquinha estudiosa dentro da cabeça que me força a querer aprender as coisas. A danadinha é muito eficiente na tarefa de me fazer me interessar em aprender.

Quanto aos elogios que lhe fiz, acredite em todos eles, são muito verdadeiros. Sou uma pessoa muito pão-dura para elogiar. Se gosto, digo: "Gosto". Quando não gosto, não digo nada e fico parecendo seca. Agora, quando adoooooro, digo que adoro e ainda exagero nas vogais (só falando e na internet! hahaha). Seu blog é adorável, seu trabalhos são, sim, liiiiiiiiiiindos! E daí se sua minhoquinha estudiosa diz que você ainda tem muito o que aprender? O que aprendeu até aqui é fabuloso!

disse...

Adorei esse xale, simples e chique:))
bjos

Anônimo disse...

adorei seus trabalhos,lindos.Este de trabalhar com a agulha 10 entao adorei.(so uma pergunta basica de quem esta começando?rsrs,qual e a marca da sua agulha 10?a vitoria disse num programa que a ahulha 10 é de meninas inteligentes(gostaria de entrar neste lindo mundo do trico)desculpa uma ultima pergunta ,todas as agulhas numero 10 sao iguais(grossura?)

Cirlei Bezerra disse...

Oi Marcia
Vim ver o cachecolar que vc postou com lã fast e então comecei a dar uma passeada pelo seu blog.
Qual foi minha surpresa? Amei!!!!!
Voce está de parabens.tem trabalhos lindos.
Já sou sua seguidora e vou levar seu link para meu blog.
Abraços
Cirlei Bezerra

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blender DMP

Retornar ao TOPO