Como arrematar o tricô com fio de bolinhas

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Atendendo a pedidos, tentarei mostrar como arremato meus trabalhos com os fios pompom. Bastante gente já percebeu que se arrematarmos do jeito tradicional (dois juntos, dois juntos, etc) o trabalho fica repuxado no final. Então como fazer para evitar esse problema? Faço de uma forma simples e eficiente, porém vamos ver se consigo passar para vocês. Observem meu breve passo a passo abaixo.





1- Na carreira de arremate, comece fazendo o primeiro ponto normalmente, ou seja, faça 1 tricô.





2- Volte esse primeiro ponto tricotado para a agulha da esquerda.



3- Agora vem o pulo do gato: passe o ponto seguinte por dentro desse ponto já tricotado.


4- Observe o detalhe: o ponto feito passa sobre o ponto seguinte (veja a seta abaixo mostrando esse detalhe). Daí você vai tricotar o ponto que passou por dentro, afinal ele ainda não tinha sido feito, certo? Depois de tricotado, repita novamente o procedimento, ou seja, volte esse ponto para a agulha da esquerda e passe o ponto seguinte (ainda não tricotado) por dentro do ponto tricotado; tricote o ponto que passou por dentro, volte ele para a agulha da esquerda, faça o ponto seguinte passar por dentro dele... 


5- Faça isso até restar apenas o último ponto da carreira.
 

6- Corte o fio e passe a pontinha por dentro desse último ponto. Pronto! Olhem como o trabalho fica certinho, nenhum pouco repuxado na última carreira.


Ai, ai, ai.... será que deu para entender???

Espero que sim!
Beijokas e bom feriado!!!



35 comentários:

Cintia Santos disse...

Oi Márcia, que ótimo este passo-a-passo, eu procurei bastante este arremate. Me perguntaram também como fazia, mas nunca tive tempo de fazê-lo. Fiz uma referência da sua postagem lá no meu blog, tá? Linkei direto pro seu, tudo bem? Qualquer coisa me dê um alô.
Beijos
Cin
cintia.santos81@bol.com.br
mimosdacin.blogspot.com

Unknown disse...

I love this thread. hugs

Ana disse...

Menina vc é uma artista...lindo seu trabalho parabéns!
Passei aqui porquê estou à procura
de uma gola feita em trico de tear,acho mais fácil pra quem não sabe trico como eu...,vc conhece alguma feita no tear?
Abraço,bom feriada.

Carla Andréa Perito Martins disse...

Adorei, seu PAP sobre o arremate dos pompons, eu já fiz de outro jeito, não aquele dois juntos, mas percebi que esse método é melhor ainda que o meu!!
Obrigada por compartilhar seu conhecimento!!!
Bjuss e bom feriado!!

Regina disse...

Adoro um PAP, obrigada. bjsss

Mara Silvia disse...

Oi!
Adorei sua explicação!!!!!
Meus arremates nestes fios sempre ficam repuxados (acho que ficavam)!!! Vou tentar fazer como você eplicou da próxima vez!
Parabéns, seus trabalhos, como sempre, perfeitos!

leda rib preto disse...

Marcia..td bem? Por favoooooor, quero mto fazer o coletao marron q vc ensinou, mas n entendo o detalhe da cava..ja te mandei um e-mail mas acho q vc nao o recebeu..por favor, nao entendo sua explicação...aguardo seu retorno! muito grata, leda

Márcia LP disse...

Cintia, claro que pode divulgar o link no seu blog.
beijokas.

Márcia LP disse...

Leda,
Não sei se vou conseguir explicar melhor do que já colequei lá no post.... Você vai ter que arrematar os pontos, como se fosse o final do trabalho, e depois recolocá-los na carreira seguinte para formar uma fenda. Olha lá no esqueminha que eu fiz... Espero que você consiga.

Beojokas.

Lelena disse...

Com certeza deu pra entender muito bem. Obrigada pela dica!! Bjus!!

Viviane disse...

Muito obrigada Márcia, esse pap está ótimo, agora consegui terminar um echarpe.
Adoro passear por aqui, tem tanta coisa linda. Bjs

Le Toda disse...

Seu blog é TUDO!!! sempre que entro aqui fico babando pelos seus trabalhos! Parabéns!!!!

disse...

Excelente, valeu:)

bjinhos

Unknown disse...

Oi Márcia...
estou encantada com tudo aqui no seu blog,
salvei algumas receitas e tive muita inpiração....
também AMO cachecóis....

Bj e até mais

Lygia disse...

Adoro os seus PAPs !!!!
Seus trabalhos são " perfeitos" !!
Bjs

Zirleide disse...

Oi Márcia,

Já fiz vários cachecóis de bolinha e todos eles ficaram "repuxados", agora que vi o seu PAP adorei!!! Obrigada por compartilhar...!!!

Mel Lima disse...

Marcinha,vc é show!!!Descobri seu blog e não posso deixar de ser seguidora!Estou começando no tricô e saiba que me ajuda muuuuuito!Obrigada pelo passo-a-passo,eu estava enrolada...rsrs.Felicidades e muita sorte.Bjs!

Daiana M Moura disse...

Maravilhoso seu PAP, consegui fazer direitinho!

Cláudia Beatriz Alberto disse...

oi Márcia tdo bem? gostei muito do teu cantinho, achei coisas lindas demais, e esta dica do arremate do fio de pom-pom acabou com minha duvida, mais isso que vc explicou não é o tal do mate simples? (perdoa se não for, não entendo muito ainda sou novata), me pareceu o mate simples ou ele é diferente?...bjos e sucesso p vc sempre! vou te acompanhar e seguir, pois gostei muito.

Cláudia Beatriz Alberto disse...

ah mais uma uma coisinha como vc fez a gola torcida brasileira? vc pode me ensinar? bjokas

Juliana Toledo disse...

Márcia você salvou o meu simples cachecol!!! Estava já desistindo pq não tinha a menor idéia de como arrematar! Adoreei conhecer seu blog!
Beijão!!!

Ju

http://bichosentrelivros.blogspot.com/

marli disse...

Olá vim te agradecer por vc ter postado o passo a passo do arremate do cachecol pom pom, obrigada, que Deus te ilumine e te abençoe...bjus...que vc tenha uma semana iluminada...

Anônimo disse...

Amei esse site!!! Tem muitas coisas interessantes!!!


Porém não consegui arrematar meu cachecol com a lã little sweet, esse passo-a-passo não funcionou, pois ficou embolado.

Gostaria de ter outra dica para arremate com esse tipo de lã.

Obrigada e parabéns por compartilhar esse conhecimento.

Ligia disse...

Não entendi....
E como os pontos saem da agulha?
Já fiz 3 coletes Bari mas com o arremate normal...fica meio repuxado sim, ams não consigo entender esse modo. Snif

Unknown disse...

Marcia, adorei seu blog! Cheio de receitas e truques geniais! Adorei esse PAP. Eu fazia ao contrário (rsrs), mas tbm dá certo. Tipo tricota o primeiro e o segundo e passa o primeiro por cima do segundo ponto. Tbm é uma forma estou te seguindo. Se puder, segue meu blog tbm. Ainda estou começando e sou meio bagunceira nesse negócio de blog, mas um dia eu chego lá! rsrs
Meu blog: http://cantinholuana.blogspot.com
Vou linkar seu passo-a-passo pro meu, posso? (obviamente dando os créditos)

Beijocas!

Unknown disse...

Estava pesquisando "arremate em linha sweet" e achei seu blog... Tentei outros arremates, mas nenhum com o acabamento que o seu proporcionou. Amei o blog... muita coisa bacana e boas explicações. Já estou seguindo!rsrsr Parabéns!

Unknown disse...

Estava pesquisando "arremate em linha sweet" e achei seu blog... Tentei outros arremates, mas nenhum com o acabamento que esperava, ou seja, este que vc ensinou... Parabéns pelo blog! Idéias bacanas e boa explicação...

Anônimo disse...

Sua explicação é maravilhosa, pois estava tendo problemas com meus trabalhos na hora do arremate, e nunca encontrei um jeito de fazer como este.... Obrigada

Jessica vieira disse...

muito obrigado pelas dicas! Precisava aprender isso urgente, pois, o meu cachecol feito com linha de pompom já está pronto só faltava arrematar, e essa dicas me ajudou muito ! Parabéns márcia, pelo seu trabalho!

Luciene disse...

Oi, Márcia!

Mais uma vez obrigada por passar seu conhecimentos.
Sabe qual o maior problema para mim? Depois de tudo terminado, como esconder as pontinhas de linha do inicio e do fim? Nos casos de linhas mais grossas ou de bolinhas, fico ainda mais perdida. Como fazer para terminar a peça?
Obrigada!!
Luciene

Márcia LP disse...

Olá Luciene! Para arrematar essas pontas de fios faço o seguinte: deixo um pedaço pequeno de fio, passo com agulha de crochê por alguns pontos e depois pego agulha de mão e linha de costura da cor da lã trabalhada e dou alguns pontinhos para prender o fio da lã. Espero que tenha dado para entender.
Beijo!!!

Anônimo disse...

Olá Márcia, seus trabalhos são divinos. Adoro tudo!!! Estou tento um pouco de dificuldade para arrematar o tricô em bolinhas. Tentei seguir sua dica, mas acho que não estou entendendo. Vc poderia postar um vídeo, pois na internet há pouquíssimos vídeos sobre cachecol de bolinha... a maioria ensina o início, mas não ensina a arrematar e o acabamento. Abçs

Beto HSL disse...

Ótima explicação!! Muito obrigada!! Beijos

Beto HSL disse...

Ótima explicação !! Muito obrigada!!

Anônimo disse...

ÓTIMA EXPLICAÇÃO, PROCUREI NO YOUTUBE E NADA, ENTÃO GRAÇAS AO GOOGLE E A VOCÊ QUERIDA MÁRCIA CONSEGUI ARREMATAR MEU CACHECOL SEM QUE FICASSE REPUXADO. OBRIGADA!!!!
REGIANE VENCESLAU...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blender DMP

Retornar ao TOPO