Gola Ônix, enfim o passo a passo

quinta-feira, 14 de abril de 2011



Tentei postar esse passo a passo outro dia, mas as fotos não ficaram boas. Puxa, mas eu queria tanto mostrar como faço essa golinha aí de cima, fácil e rapidinho... Tentei mais uma vez... Agora acho que deu certo, ou melhor, vocês é que vão me dizer isso.
Vamos lá! Usei 1 novelo da lã Ônix/Pingouin mais um restinho de lã Sedificada, também da Pingouin, para fazer os passantes em ponto tricô, tricotados em fio liso. Fiz todo o trabalho nas agulhas 4,5. Olha só a lã Ônix. Essa que eu usei é multicolorida; tons de marrom, terra, mostarda e azul. Foi difícil de decidir, tem uma cor mais bonita que a outra.



Para começar, coloquei 8 pontos com a lã Ônix. Trabalhei 14 carreiras em ponto tricô. Passei para a lã Sedificada e continuei tricotando, com as mesmas agulhas e os mesmos 8 pontos por mais 16 carreiras.



Cortei o fio e passei os pontos para um alfinete auxiliar.



Reservei e fui para a parte inicial com a lã lisa e levantei mais 8 pontos e tricotei mais 16 carreiras. Como levantei os pontos? Fui pegando com a agulha os 8 pontos iniciais já tricotados. Fiz mais um pedacinho de 16 carreiras. Olha só como ficou:


Paguei a outra agulha e fui montando 1 ponto do alfinete/ 1 ponto da agulha até ficar com 16 pontos (8 +8 só que intercalados - um de um lado outro de outro). Veja se deu para entender:



A partir desse ponto, voltei a trabalhar com a lâ Ônix, mantendo os 8 pontos. Para isso, fiz a carreira pegando de dois em dois pontos com a lã Sedificada lisa. Tricotei em ponto tricô até o fim do novelo.



Arrematei os pontos, escondi os fiozinhos soltos e pronto! A golinha ficou assim: lindinha, né?


E aí, meu PAP foi eficiente?

Ah, para saber como arrematar, veja esse meu outro passo a passo aqui.

Vamos tricotar também???

Beijokas.



18 comentários:

Monica disse...

Muito bom seu pap, linda gola e linda a cor do seu esmalte tb!!!Adoro!!!!
bjos

Mara Silvia disse...

Linda! O pap fcou ótimo!
Bjo!!!

Carla Andréa Perito Martins disse...

Oi Márcia!!
Já falei que adoro os seus trabalhos?? Se não falei estou falando agora!!! Adooooooooro!!!
As fotos ficaram perfeitas!
A gola muito linda, muito fofa!!
O PAP muito bem detalhado, nas explicações,nas fotos, parabéns!!!
Ah, falando do esmalte, eu também gostei, hehehe
Vamos tricotar sim, já estou no arremate de um novo cachecol,depois vou postá-lo lá no meu blog!
Bjusssss e um ótimo final de semana!!

TRICOT como TERAPIA e PURO PRAZER... disse...

Lindíssimo!!!

Marcia Quadrado disse...

Adorei o PAP, me deu vontade de sair, comprar um novelo e fazer uma gola.
Ficou linda e muito fácil de entender, obrigada por ensinar.

Bjs,
Marcia Quadrado

Claudia Pech disse...

linda lã... amei.. vou procuar aqui na minha cidade ver se tem!
Bjos

disse...

Super eficiente! Não dá como não aprender!

Muito lindo esse fio, ainda não trabalhei com ele. O Cachecol/gola ficou ótimo!

bjinhos

Isadora disse...

Ficou lindo o tom desta gola, adorei o matizado!
O pap está ótimo, sim, mas eu ainda não arrisco. Ainda estou lutando com o cachecol rsrsrs
Beijos

Valéria Fashion disse...

Oi Márcia, boa tarde!
Seu PAP está ótimo, me deu uma grande luz pois comprei exatamente este fio para trabalhar mas estava procurando algo que fosse diferente dos cachecóis tradicionais. Obrigado pela sugestão. Bjs.

Nile e Richard disse...

Oi Márcia.
Por aqui o fio Onix está na moda.
A sua golinha está linda.
Obrigado por partilhar.
Bom fim de semana para voce.
bjtos.Nile.

Luciana F. Damiano disse...

Oi Marcia!!
Tudo bem?!
Que linda essa gola...parece tão quentinha....muita bonita a cor desta lã!
O pap está perfeito.
parabéns.

bjs e um ótimo final de semana.

Esther disse...

Linda a gola, muito alegre! E as suas coordenadas estao otimas!

Eliana disse...

Menina,que PAP PAP memo!Rssss.Não sabia como fazer esse passador - tenho num xale que trouxe de São Thomé, e vi numa receita de gola laço,ininteligível,que achei que jamais fosse conseguir.Tentarei em breve,só que com fio mais básico.Estes com pelotes ainda não são pra mim,
Bjs,
Eliana

Drica disse...

Nossa, que peça linda e o PAP ficou muito elucidativo.
Bjinhos

Drica

Jaqui disse...

Olá, MARCIA
Seu pap foi ótimo, eu fiz a minha gola e ficou linda!

Obrigada pela dica. Bjs

Jaqui

Ana Almeida disse...

Muito obrigada por ensinar como fazer. Vou tentar!
Bjinhos,
Ana

Luciane disse...

Amei essa golinha.Amei a explicação, amei deu blog...rsrsrs.Vou tentar se conseguir, mando uma fotinha! Vou indicar seu blog pra minha tia que ama tricô tb! Abraço e muito obrigado.

Tel Viana Tags disse...

Achei linda a gola, porém confusa a explicação. Snif.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blender DMP

Retornar ao TOPO