Que confusão nessa última semana. Milhões de estudantes se mobilizaram para dois dias de provas cansativas, cheios de anseios e expectativas para se depararem, logo na segunda-feira à tarde, com a notícia de que o ENEM estava cancelado... Diante da existência de provas com problemas de impressão, juíza cearense brecou todo o processo, causando muita polêmica...
A mim, mera mãe de um jovem que se inscreveu e fez o exame, só me resta esse desabafo. Em tempos de controle de qualidade para tudo que é lado, acho que nosso Ministério da Educação não usou toda a competência necessária para um exame dessa magnitude. Mesmo diante dos problemas ocorridos no ano anterior, os envolvidos na elaboração da prova não se esmeraram o suficiente e mandaram para a gráfica provas com erros... Isso é Brasil? Não, não é! Isso é incompetência de pessoas despreparadas para ocupar cargos elevados. Os simples mortais como eu e você vivemos num mundo real onde erros muito menores que esse podem decepar nossas cabeças. Nós conhecemos o peso da palavra CREDIBILIDADE e sabemos o quanto ela custa em nossa trajetória. Independente da nossa área de atuação, queremos atingir a excelência e nos esforçamos dia-a-dia para isso. Infelizmente, os governantes desse país ocupam uma "zona" paralela onde esses conceitos básicos não existem ou são totalmente ignorados.
Desculpem-me por usar o T&A para falar sobre isso, mas não aguentei o comentário leviano de nosso presidente, dizendo em entrevista que o ENEM havia sido um sucesso... SUCESSO??? De quem? Só se for da mídia que teve mais um assunto para gerar audiência.
De uma coisa eu tenho certeza: se meu filho não entrar em nenhuma faculdade esse ano, no ano que vem eu não deixo ele fazer o ENEM de jeito nenhum! Eu não gosto de circo e nem votei em palhaço para fazer parte dessa falta de profissionalismo.
Mais uma vez, meu sincero pedido de desculpas por usar esse espaço para meu desabafo.
Tenham um bom final de semana.
Num país onde o presidente se orgulha de não ter estudado e o deputado com maior votação é analfabeto( menos para o juiz que diz que ele leu e escreveu -mal, diga-se de passagem)o que podemos esperar?
ResponderExcluirMeus filhos também fizeram o ENEM e, por aqui, compartilhamos da sua insatisfação. Acrescento que os erros divulgados foram até pequenos diante de uma prova absurdamente grande, cansativa e ideológica.
Boa sorte aos nossos filhotes nas provas vestibulares!
Pior é que isso de cancela ou não cancela o ENEM deve estar deixando quem fez a prova maluco, era melhor eles decidirem isso de uma vez, fazer outra prova rapido, se for o caso.
ResponderExcluirMas acho que depois desse ano o Enem afunda completamente.
Concordo em gênero, número e grau!
ResponderExcluirTenho alunos adolescentes que também se sentinram ludibriados com esse circo, é triste. A gente se esforça para fazer as coisas de forma séria e responsável para quê?
Bjs
OI Márcia, a indignação é geral. Meu filho também fez o ENEM. Ele se desgastou muito... Eu fiquei ansiosa e no fim não deu em nada. É desistimulante...
ResponderExcluirMárcia
ResponderExcluirConcordo com tudo o que tu escreveu.
É incrível que ainda existem pessoas que assistem a tudo isto e não se manifestam.
Parabéns pela iniciativa.
Bjos
Suzi
Ola Márcia.
ResponderExcluirMenina,que loucura este Enem,minhas filhas ja estão terminando a universidade,mas nem por isso deixei de ver esta palhaçada,menina eu me coloquei no lugar deste jovens,tanto preparo e pressão,um stress só,pra que? Estou contigo neste desabafo.
Fiquei indignada.
Beijinhos.
Oi, Márcia! Parabéns pelo blog e pelos comentários sobre o Enem. É muito bom ver uma mãe realmente envolvida com a educação dos filhos, mesmo quando eles já estão "crescidinhos", como no caso do Lucas.
ResponderExcluirAliás, não é à toa que ele é o garoto que é. Tenha certeza de que ele tem um futuro brilhante pela frente. E, felizmente, isso não depende das trapalhadas do governo na Educação.
Abraço
Fred