Ahhhh, cadê o friozinho?
Espero ansiosa para usar meus modelitos por aí. Mas, nada de esfriar pelo sudeste. Existem previsões de baixas temperaturas para o próximo final de semana. Vamos ver...
Agora tem uma realidade que vale muito por aqui: ele vindo ou não, o tricô impera em minha vida! Que coisa boa deixar se envolver pelo movimento de dedos, agulhas e laçadas. Sentir a textura do fio passando pelas mãos. Deixar que uma sensação boa tome conta do corpo e da alma, afinal, dizem os especialistas, o tricô faz os dois lados do cérebro se comunicarem. Se é verdade ou não, o que sinto dentro de mim me acalma e relaxa. Por conta disso, deixo-me levar por esse vício do bem.
E claro, corro aqui para compartilhar com vocês as minhas produções. O que temos para hoje é esse ponchinho para quem vive nessas bandas mais aquecidas. Desculpem-me as amigas do sul, que olham para isso e pensam "poncho??!!". Pois é, para quem não tem o friozão dos pampas e quer usar algo que se pareça com um poncho, pode fazer essa peça com ponto furadinho e comprimento menor. Aí é só usar sobre uma blusinha mais fina e boa! Vambora desfilar de ponchinho do sudeste!!!
Vamos à receita?
Material:
- 2 novelos de 100 gramas de lã Filato/Pingouin (esse fio parou de ser fabricado, então substitua por Sedificada ou Flash e siga a receita da mesma maneira)
- agulhas de tricô número 7
- restinhos de lã para fazer os quadradinhos de crochê
- agulha de crochê compatível com a espessura do fio utilizado
Execução:
Para começar e brincadeira, faça 4 quadradinhos da vovó (com 3 carreiras), devidamente emendados em tira. Vale aproveitar sobras de fios, fazer bem colorido ou então repetir as cores como eu fiz. Reserve.
Para fazer o corpo do poncho, pegue as agulhas de tricô número 7, coloque 48 pontos e trabalhe da seguinte forma: *1 tricô, 1 laçada, 2 juntos em tricô* - repetir essa sequência por todas as carreiras. Avesso e direito da mesma forma, até atingir a medida de 1,00m de comprimento. Arrematar.
Para montar a sua peça, faça o seguinte: costure a tira de 4 quadradinhos numa das pontas do seu retângulo tricotado. Procure costurar com cautela para não ficar repuxado. A seguir, costure essa ponta, que ficou com os quatro quadrados na extremidade, na lateral do outro lado. Veja no esquema como fazer isso:
Após costurar tudo, em volta do decote, fazer 1 carreira de ponto baixo e depois carreiras de 1 ponto alto, 1 correntinha, 1 ponto alto, 1 correntinha para formar a gola. Ao atingir o tamanho desejado (no meu caso foram 15cm), encerrar com um biquinho para dar acabamento. Olha só como ficou legal com essa golinha.
Quer ver como fazer o quadradinho da vovó? No Bunny Mummy - how to crochet a granny square tem um passo a passo super legal. O post está em inglês, mas as fotos são super autoexplicativas. Só não se esqueça que fiz quadradinhos de 3 carreiras, ok?
Espero que tenham gostado.
E vamos torcer para o frio chegar a nossa região!!!!!
Beijos para todo mundo!!!
19 comentários:
Ai tô roxa de tanto que gostei dessa peça... amiga parabéns, você arrasou!
Gostei do poncho do sudeste, vou ter que fazer um hiper fresco, em linha para ser o poncho do centro oeste, afinal nessas bandas não faz frio, ainda mais para uma paulistana como eu acostumada com todas as temperaturas num dia só. Adoro seu blog, fotos bem feitas, produção lega, enfim de muito bom gosto. Bjs e passe no meu blog se ainda não conhece e se gostar me siga.
Bjos.
Pati Asai
Www.cantinhodapatiasai.blogspot.com.br
Bom Dia Márcia,
Adoro seu blogspot, seus trabalhos são fantásticos. Parabéns!!!!
Bjs
Beth
Que maravilha seus trabalhos.
Parabéns.
Maravilhoso fim de semana.
Beijo.
Linda peça vou fazer adoro seu blog.bjo
Amei! Correndo para comprar lã! bj
Amei!!! Correndo comprar lã! bj
Lindíssimo, Márcia! amei o detalhe dos squares! acho que vou querer um... rsrrs
beijos!
Nossa Marcia, adorei!
Eu fiz um parecido, mas noutro ponto e sem a gola...ficou bem bonito tambem...Fiz mais fresquinho, porque a pessoa mora em Brasilia, clima que tem muita ventania a noite.
Parabens!
Beijos, Lalá
Oi Marcia, td bem ?
Gostei muito dos seus trabalhos. Todos tem um destaque especial. Lindos!
Gostaria de receber sua visita. Meu blog é bem variado pois adoro croche, tricô, pintura e...
Te espero.
Bj.
Maria Cândida
Oi querida Marcia!
Mais um belo trabalho.
Gosto muito de fazer e vender acessórios de inverno. Gostei da sua ideia das fotos ma lateral do blog e resolvi fazer tb.
Fica muito melhor que as famosas postagens populares, não é mesmo?
Beijos e uma boa semana.
Adorei seu trabalhos !
Parabéns!
Bjs
Tania Maria
Amo demais seus trabalhos!! São fáceis e lindos!! Sem contar que muito bem explicados!!
Acabei de comprar minha lã Filato exatamente nessa cor!! Espero que fique lindo como o seu!!
Bjs!!
Adorei a combinação das cores, ficou lindo!
bom dia moça inteligente.sabe: estava eu comum poncho que fiz; medida errada,,qndo ia desmanchar? olhe o que achei,ideia maravilhosa
psiu,,,vou copiar bjos de 1 seguidora(copiadora)adarci vitorio
Olá Márcia.
Utilizei a sua receita e fiz um poncho idêntico a este para mim-
Obrigada por partilhar os seus esquemas.
Deixei foto (que não ficou muito boa) no meu blogue http://pontocruzdosacores.blogspot.pt/
Espero que passe por lá-
Bjs
Madalena
Olá!
parabéns pelos seus trabalhos maravilhosos e obrigada por partilha-los.
Não conhecia o seu cantinho vou leva-lo comigo .
Feliz Ano Novo
Por favor me ajude.estou fazendo esse poncho de retângulos.Estou fazendo coma agulha 6,5 e lã sedificada,Como calculo largura e comprimentode dada um;
Os pontos que coloquei 61 será a largura eo comprimento é o que estou fazendo.Está certo assim. Obrigada...Bjus...
raquelscarella@gmail.com.br
Oi, gostaria de saber se o tamanho é único? bjs.
Postar um comentário