Bolero com capuz - super fácil!

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Essa receitinha vai especialmente para quem é iniciante no tricô.
Para você que até hoje só se aventurou nos cachecóis e fica na dúvida se dá pra se fazer algo um pouco mais ousado que isso... Pois é, gente! Mesmo sabendo fazer só partes retas dá para encarar a execução desse modelo!!! Vambora tricotar um pra você ou pra sua filhota??!!!



Então, como quero que você se aventure mesmo, não vou passar a receita com o número de pontos. As indicações nas imagens estão em centímetros. Por que? Para que você possa usar a lã que tem aí na sua casa e que ainda não achou o que fazer com ela. Portanto, corra lá nos seus guardados, pegue os lindos novelos e um par de agulhas compatível com a espessura do dito cujo.

Para começar:

1- Vamos fazer a parte das costas da peça. As medidas apresentadas abaixo são para o manequim 40.
Agora vem a pergunta mais recorrente nesse blog: quantos pontos tenho que colocar?????
Bom, para saber isso, primeiro você precisa de uma FITA MÉTRICA. Se ainda não tem a sua, pode correr comprar essa ferramenta que não é só pra costureira não! Com a fita métrica em mãos, tire a medida do busto, ou seja, passe a fita pelas costas, contornando o seu tórax na altura dos seios. Até aqui tudo ok? Marque a medida obtida. Vamos supor que a medida tenha dado 96cm. Pegue esse número e divida por 2 para obter a medida da parte das costas e da parte da frente. Acompanhe comigo: 96cm dividido por 2 é igual a 48cm, ou seja, o seu bolero deverá ter 48cm de costas e 48cm de frente. Veja na imagem abaixo:


Agora para saber quantos pontos colocar, faça uma pequena prova, ou seja, coloque 10 pontos do fio e agulha selecionados e trabalhe umas 15 a 20 carreiras no mesmo ponto que vai ser feito na peça (no nosso caso, o bolerinho vai ser feito apenas em carreiras de tricô). Pegue novamente a sua fita métrica e meça a largura dos 10 pontos trabalhados. Faça uma simples regrinha de 3 (force a cuca e lembre-se das suas aulas de matemática lá do ensino médio, hehehe):

10 pontos = ___________ (marque aqui a medida em centímetros dos 10 pontos tricotados)
  
  "X"          =   48 cm

Então:

"X"= 10 vezes 48 dividido por _____ (medida em centímetros dos 10 pontos tricotados)

Faça essa conta. O resultado obtido vai ser o número de pontos que você deve colocar na agulha para fazer a sua parte das costas, ok?

Coloque o número de pontos adequados para o seu trabalho e tricote em carreiras de trico por 36cm de comprimento. Aqui também você pode mudar a receita: se quiser o comprimento do seu bolerinho mais longo é só aumentar e tecer mais carreiras. Tricote então até a medida desejada e arremate. Reserve essa parte.

2- Agora vamos para as partes da frente: como o nosso bolerinho é aberto na parte da frente, vamos tricotar as duas partes em separado. Vou continuar explicando a partir das medidas acima. Cada parte da frente deve ser a metade da parte das costas. Então, se a medida das costas foi de 48cm, cada parte da frente deve medir 24cm, correto? Agora falando em pontos: cada parte da frente deve ter a metade do número de pontos colocado na parte das costas. Veja abaixo:



Você vai ter que fazer dois retângulos com a metade do número de pontos colocados na parte das costas com o mesmo comprimento, ok? Faça dessa forma, arremate e reserve.

3- Agora chegou a hora de fazer o capuz. Ele também é um retângulo que deverá ter as medidas abaixo:


Mesma coisa feita anteriormente: calcule quantos pontos vai ter que colocar para ficar com 26cm de largura. Coloque o número de pontos obtido e trabalhe em carreiras de tricô até atingir a medida de 60 cm de comprimento. Arremate e reserve.

Obs: se quiser fazer como eu, detalhe das pontas com uma lã peludinha, basta começar o retângulo com umas 8 carreiras de fio peludo, daí mudar para a lã lisa e depois terminar o retângulo com mais 8 carreiras de fio peludo.

Bom, se você chegou até aqui (espero que sim!!!) estará com 4 retângulos, sendo: 1 costas, 2 frentes e 1 capuz, certo?

Agora chegou a hora de costurar as partes. Para isso você vai precisar de agulha de mão sem ponta, própria para costurar lã. Coloque sobre a mesa a parte das costas e sobre ela as partes da frente. Costure a lateral direita e esquerda dos retângulos deixando uns 20 cm para passar os braços (cavas). Na parte de cima do retângulo feche 10 cm de cada lado, formando os ombros. Escolha um dos lados maior do retângulo do capuz e o costure na parte do decote. Para terminar, dobre o capuz ao meio e costure para fechar a sua parte superior. Ufa! É isso minha gente.

Agora mais imagens do bolerinho pronto:







E aí meninas??!!!
Quero saber quem vai se aventurar nessa peça!!!!
Ficarei ansiosamente esperando por notícias de vocês.

Beijokas.


17 comentários:

Josy Queiroz disse...

Uau Marcia, ficou lindo!!!

Super diferente!!!

Obg por compartilhar flor...
Beijo grande

Josy Queiroz

Vivian disse...

Gracias por la idea!!! Saludos

Anônimo disse...

Márcia,

Ficou lindo, parabéns!!

Bjs

Elizabeth

Tânia disse...

Oiiii, Marcia!
Lindo, lindo o capuz!
Facinho? É pra mim mesma!
Muito obrigada por compartilhar com a gente.

E você já está participando do sorteio que estou fazendo em comemoração ao 1° niver do meu cantinho°

Se não, então venha! É super fácil, a inteção é aumentar o círculo de amizades e de conhecimentos.

Um grande beijo pra você,Tânia.

teardesonhosbytania.blogspot.com

rosana disse...

A biblia diz que um amigo é mais chegado que um irmão...aki no blog é onde me abro e leio cada carinho de cada um...ter amigos assim como vc me encanta a cada dia...as vezes me sinto só...
mas qdo entro aki me sinto confortada por suas palavras.....
feliz dia do amigo...que Deus te abençoe sempre...obrigado pelo teu carinho de sempre!! Achei em voce um amigo leal e confiavel!!...bjs fik com Deus!! e bom fim de semana.Porque quem busca um amigo em Cristo,neste se pode confiar!!

Ivana disse...

Adorei este bolero. A escolha da linha também foi perfeita, deu um toque especial ao trabalho. Lindo!

Adriana disse...

OI, MÁRCIA! Achei vc, procurando uma gola de tricô para eu fazer! Já fiz tricô há muito tempo! Será que consigo???
Vc é uma tricoteira e tanto! Quanta coisa linda vi por aqui!!! Fiquei seguidora!!!

bjs

http://amiltisraquel.blogspot.com/ disse...

Mais um maravilhoso trabalho,parabéns.

Nadir Souza disse...

Olá Márcia

É sempre muito bom visitar seu blog, sempre tem muita coisa interessante.

Moro em Góias, neste último final de semana estive em Bragança, na casa de minha irmã, queria ir conhecer tua loja, pena que não deu tempo.

Minha irmã e suas cunhadas adoram sua loja, sempre compram com vocês, espero que em dezembro eu possa ir te conhecer.

Sucesso!

Abraços

Unknown disse...

Oi Marcia!
A cada dia que passa fico encantada com o seu blog.

Peguei aqui a receita do xale e manga e fiz e ficou lindoooooooooooooo!

menina, suas mãos são de fadas, tem uma benção nelas.

Parabéns amiga e obrigada por compartilhar sempre suas receitas e idéias.

Parabéns pelo bolero com capuz, foi muito bem explicado..


Beijos amiga!!!!!!!!!!

nadir disse...

Olá Amiga! AMEI ESTE BOLERO DE CAPUZ qual é a lã que vc usou...sou sua admiradora não tenho blog...obrigada e DEUS ABENÇÕE ...

Gladis disse...

Olá, que lindo este bolero, tudo que eu vejo aqui eu tenho vontade de fazer, mas haja tempo , hehe.
Parabéns pelos seus trabalhos.
Um abraço , Gladis.

Vera "entrelinhas" disse...

Olá querida, tudo bem?
Acabei de descobrir seu blog e gostei muito do seu cantinho. Parabéns pelos lindos trabalhinhos! Acabei de virar seguidora. :)
Depois se der dê uma passadinha no meu blog de artes tbm, ia adorar a sua visita!
beijinhos :)

Vera

Célia Regina Fussi disse...

Oi querida boa noite,seus trabalhos são maravilhosossssssssss, estou começando no trico, fiz um cachecol de pom pom, para minha filha esta semana, estou muito feliz, amooooooo artesanatos , faço vários tipos!!! Mas vim conhecer seu blog e amei susa expklicações, de um modo fácil e rápido que dá vontade da gente tentar fazer naquele momento!!! Amo fazer novas amizades!! Já estou te seguindo, vem participar do meu 1º sorteio no Blog. Bjossssssssss Jesus te abençoe!!!!
Sou BU 1796

Anônimo disse...

PELO AMOR DE DEUS!!!!!!!!!!!!!! LINDO É POUCO!! QUERIA Q FICASSE FRIO NO RIO SÓ PRA DESFILAR TD O Q APRENDO COM VC!!!COMO ISSO É MEIO DIFICIL,USO EM TERESOPOLIS(SERRA)KK ESTOU ATÉ VENDENDO COM SUA AJUDA,MT OBRIGAGDO EM NOME DE JESUS!! VC ME AJUDA MT,SUAS EXPLICAÇÕES SÃO PERFEITAS,AMO TODAS ELAS!!SOU SUA FÃ....CLEIDE

luciane disse...

Oiii, por favor qual a lã que vc usou, já te sigo faz tempoo, amo sua s peças. bjsss. Luciane.

devaluci@ig.com.br

Unknown disse...

Muy lindo tenes tutorial

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blender DMP

Retornar ao TOPO